Ex 22 – 24
Ex 22: 20 – “Quem sacrificar aos deuses e não somente ao Senhor será destruído.”
Deus começa a passar as leis para seu povo através de Moisés. As leis existiam para que houvesse ordem, saúde, justiça na convivência de Israel. Mas o que Deus mais se importava era que seu povo permanecesse na fé, zelasse pelo ensino e que as gerações futuras vivessem essa aliança. Não existe outro caminho, não existe outro deus, há apenas um criador e digno de louvor e adoração. Ele é o Senhor que libertou o povo do Egito e Ele quem os guiaria rumo a terra prometida.
A idolatria e o sacrifício a outros deuses não se tratam apenas de adorar objetos ou homens. Mas é tudo que se coloca como prioridade, deixando Deus em outro plano. Nem o pecado e nem coisas lícitas podem tirar Deus do seu devido lugar. O lazer, o trabalho, a família e nem mesmo a obra da igreja. Tudo é conseqüência da nossa vida nas mãos de Deus. A Ele apenas toda nossa adoração, todo nosso sacrifício, toda nossa vida.
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11: 36)
Nestes versiculos vemos muitas Leis. Em Romanos, entendemos o porquê destas. Mediante a Lei nos tornamos conscientes do pecado, se não houvesse pecado, não haveria Lei.
Muito bem observado, Flávia! A consciência do pecado é o primeiro passo para a conversão, pois é quando se abrem nossos olhos para enxergar nossa situação caótica longe de Deus, condenados a morte eterna e escravos do pecado.
Muito bom ler Romanos junto com essa leitura de êxodo! Como a Flávia comentou, so existe lei por causa do pecado…hoje somos livres da escravidão do pecado pela morte de Cristo!
“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Rm 8:1 e 2
Hoje, pela morte de Jesus temos a oportunidade de viver pra Cristo, viver no espirito e não na carne!
A lei é boa, só que, como Paulo falou a lei tornou-se enferma na carne, sem Jesus temos muitas dificuldade em cumprir a lei, graças a Deus que Ele veio morar em nós e nos capacitar cumprir com graça todos os seus mandamentos.
amém!
o que achei interessante foi êxodo 23.31-33: “…darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que o lances fora de diante de ti. Não farás concerto algum com eles, ou com os seus deuses. Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim: se servires aos seus deuses, certamente será um laço para ti.”
esses versículos deixam bem claro o desejo de Deus de ter um povo santo e exclusivo Dele!
É sempre bom lembrar a frase do Mario: as regras nivelam a todos, a liberdade revela a maturidade de cada um.