Es 1 – 3
Es 3: 8 – “Então, disse Hamã ao rei Assuero: Existe espalhado, disperso entre os povo em todas as províncias do teu reino, um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as do rei; pelo que não convém ao rei tolerá-lo”
Interessante ver como a fama dos judeus corria entre os povos, pois mesmo com toda a infidelidade deles para com o Senhor, foram tantas as maravilhas que Deus havia feito naquele povo e a lei de Deus era tão específica, distinta e eficaz que os judeus se destacavam, eles eram sempre um povo a ser temido e Deus estava sempre buscando uma forma de guardá-los. Que lindo é o nosso Deus!
Nesse início de história do livro de Ester, vemos como Deus foi preparando todo o cenário para o livramento que estava por vir: em primeiro lugar a rainha Vasti desonra o rei, de forma que ele é aconselhado a jamais permitir que ela entre na presença do rei; com isso abrem as portas para que venha uma nova rainha e a bela Ester é escolhida. Depois tem o fato de Mordecai (que era como se fosse o pai de Ester) ter descoberto uma conspiração de dois eunucos contra o rei.
Quando Hamã é exaltado por Assuero e não tem a reverência de Mordecai, ele se ira contra ele e decide exterminar os judeus e o rei dá liberdade para que ele o faça. Mordecai, mesmo com a situação adversa, mantem firme em sua fé. Hamã sabia um pouco da fama dos judeus, mas não foi suficiente para que ele soubesse que estava se metendo com algo que jamais poderia ter vitória, pois Deus já tinha previsto tudo e já tinha preparado o cenário perfeito para livrar mais uma vez seu povo das mãos dos inimigos. Grande é o Senhor!
Deus é sempre fiel, mesmo quando somos infiéis. Ele está sempre no controle. Sem Ele nada podemos fazer.
Misericórdia e muitoo amoor por um povo infiel, só podia vir de Deus!