Nm 30 – 31
Nm 31: 16 – “Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o Senhor, no caso de Peor, pelo que houve praga entre a congregação do Senhor.”
A resposta que Balaão deu em Números 22: 18 é a resposta que um discípulo tem que ter, mas seu procedimento depois não. No capítulo 22 do livro de Números mostra que quando Balaque manda seus homens chamarem Balaão pela segunda vez, novamente ele vai consultar o Senhor, que dessa vez manda ele ir e depois ascende sua ira por ele ter ido.
Vejamos o versículo de Nm 31: 16 e os versículos abaixo:
“abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça” (II Pedro 2:15)
“Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá.” (Judas 1: 11)
“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.” (Apocalipse 2: 14)
Balaão sabia que Israel era povo de Deus e não tinha como amaldiçoá-los, mas ao invés de manter firme seu propósito de ser obediênte, ele amou o prêmio da injustiça e tentou criar armadilhas. Ele aconselhou Balaque a enviar as midianitas para se prostituírem no meio de Israel para que eles se desviasse e a ira de Deus viesse sobre eles.
Balaão foi morto à espada (Nm 31: 8). É impossível derrotar Deus!
Muitos na história antiga e também na história recente tem ficado pelo caminho, tem desistido do Senhor e de perseverar até o fim. Paulo disse: combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Quem perseverar até o fim será salvo. O segredo é alimentar-se do Espírito 24 horas por dia e não satisfazer a carne. É uma escolha diária, sempre permanecer nEle.
Muitas vezes queremos dar nosso “jeitinho”, achamos que podemos manipular uma ordem do Senhor. Que insensatez! Quando Deus fala conosco temos que obedecer imediatamente da maneira que Ele estabeleceu. Qualquer insistencia, mesmo em oração, pode nos fazer desviar do caminho. Que o Senhor nos fortaleça e capacite para perseverarmos!
O profeta Balaão é mencionado na Bíblia em diversas passagens como um exemplo que não deve ser seguido, foi conhecido como o “profeta mercenário”, foi obstinado (Nm 22:12-22), mau conselheiro (Nm 31:16) e de ânimo dobre. Que não só os bons exemplos, mas também os maus nos sirvam de advertência em nossa vida com Deus.
Deus é um Deus Justo! Ele sabe de todas as coisas e nada acontence sem que Ele o queira…
Quando não descansamos e damos nosso jeito de fazer as coisas, estamos dizendo que conseguimos resolver a situação melhor que Deus! Não depender de Deus é orgulho…
Existem vários exemplos na Bíblia que mostram isso, pessoas se desviando do caminho por não depender do Senhor…
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” Timóteo 4:1-3
Temos que vigiar e sondar nosso coração em todo tempo!!
Quando Deus manda não podemos pensar em nada, só obedecer, a justiças de Deus não é a dos homens.
Jesus manda jogar arrede o que você faz?
Pois foi um erro de Balaão. Hoje podemos evita isso, obedecendo à voz de Deus.
gente, não vamos remar contra a maré, chegar na praia e desistir…
os olhos em Jesus… daqui até o fim!
UhUuUul
brigado irmâos, brigado tava presisando terminar um esbolso,;
satanas sabe que não pode amaldiçoar e nem destruir os filhos de Deus,por isso lança tropeços e artimanhas,para corromper os crentes levando os a destruição
Lendo o livro de Números, num primeiro momento não entendi pq Deus manda Balaão ir e depois se zanga com ele. Apenas depois de pesquisar quem foi Balaão fora da Bíblia, em textos como este, que ficou claro que ele era um “profeta corrupto”. As vezes o texto bíblico não é claro o suficiente, ou será que eu não estou tendo o entendimento correto por talvez estar mais racional do que espiritual no momento dos estudos?
Caro Aldo, toda a palavra de Deus é suficiente! (2Tm 3:16; 1Pe1:20)
E a palavra de Deus é APENAS a bíblia. Qualquer informação tangente deve se adequar a ela, e não o contrário. Digo isto porque as vezes queremos “estudar” e acabamos ultrapassando o que está escrito (1Co 4:6), esquecendo-se que as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1Co 2:14).
Mas lembremos: ninguém amadurece, ou evolui em aprendizado de uma hora para outra, é necessário tempo, e no caso da Palavra de Deus: tempo com Ele. Um abraço!