Is 17 – 21
Is 19: 21 – 22 – “O Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão o Senhor naquele dia; sim, eles o adorarão com sacrifícios e ofertas de manjares, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão. Ferirá o Senhor os egípcios, ferirá, mas os curará; converter-se-ão ao Senhor, e ele lhes atenderá as orações e os curará.”
Como é legal ver quantas coisas Deus revelou a Isaías, de fato Deus o amava, mas o fator determinante para que isso acontecesse foi porque Isaías escolheu viver para o Senhor. Vendo as profecias que Isaías falava acerca dos povos, fico impactado de ver o grande amor do nosso Pai. Pois Deus conhece muito bem o eterno e sabe o que realmente tem valor. Por isso para Ele é muito óbvio que vale a pena passar por provações aqui nessa vida passageira para investir na vida eterna, o que muitos não entendem. Olhando para o exemplo do Egito é possível perceber isso, pois o próprio Deus ia ferir os egípcios e depois os curaria, pois seu propósito é a conversão deles.
Muitas vezes nós precisamos ser feridos para nos convertermos, muitas vezes precisamos ser provados para que sejamos santificados, tudo isso faz parte do maravilhoso propósito de Deus. Deixemos Ele fazer sua boa, agradável e perfeita vontade e acumulemos tesouro no céu.
amém! nossa mente, de fato não é cmo a mente do Senhor.. precisamos somente obedecer,
ouvi uma coisa no gc essa semana que achei muito legaal. quando Deus fala aluma coisa com a gente, a resposta que ele espera de nós é a obediência!
QUAL O PROPÓSITO DO TRATAMENTO DE DEUS?
(2 Co 3:18)
Deus muitas vezes permite as provações nas nossas vidas, visando nos transformar à imagem de Cristo. Ele deseja produzir frutos em nós. De acordo com João 15, os ramos que dão frutos são os mais podados e assim estarão sempre produzindo. Através da ação do Espírito Santo somos transformados a cada dificuldade superada, até que Cristo seja refletido através de nós, como num espelho. Para que a vida de Cristo seja vista em nós, Deus vai agir das seguintes formas:
I. LIMPAR TODA SUJEIRA E NOS PREPARAR PARA SERVI-LO.
a) Nós somos como o metal, preparados para o uso. Toda sujeira e sobras são trazidas à superfície e lançadas fora. Nestes últimos dias, Deus está removendo todas as escórias do meio do seu povo, pois Ele no quer com caráter irrepreensível. (Is 1:22-25; Ml 3:2-3/; Sl 119:67). Qual a escória que Deus precisa tirar do nosso meio? E da sua vida?
b) Você se considera vaso de honra ou desonra? (2 Tm 2: 19-21)
c) Para Deus usá-lo, como servo, o que está faltando a você? (2 Tm 2:24-26; 2 Co 12:7-9)
II. TRAZER CRESCIMENTO ÀS NOSSAS VIDAS E NOS LEVAR A UMA BUSCA INTENSA DELE.
a) Compartilhe um texto da Palavra que lhe serviu de encorajamento num momento de provação. (Sl 119:71)
b) Neste momento, você está passando por alguma provação? Qual deve ser a sua atitude? (Sl 34:17-19; 1 Pe1:7)
III. TRAZER-NOS A CONVICÇÃO QUE ELE ESTÁ NO CONTROLE
a) Você crê que Deus conhece o seu sofrimento? Por quê? (Êx 2:7-9; Sl 33:18-22; Jo 16:33; Is 43:2)
b) Como a aflição tem sido administrada na sua vida? (Jr 10:23)
CONCLUSÃO
Deus trata cada um de seus filhos com uma jóia em processo de lapidação. Leia Is. 54:11-14. As “pedras preciosas” mencionadas no versículo 12 são jóias. Quem entende de jóias, sabe que um diamante já foi um pedaço de carvão pressionado durante anos. Os “baluartes de rubis” aqui mencionados são tipos de quartzo, tornados transparentes pelo fogo. Nossa confiança em Deus durante as aflições, nos dará visão clara. Permitirá que você veja o invisível tão claro quanto o cristal! A maioria dos estudiosos crê que a expressão “portas de jóias brilhantes” se compreende melhor como “portas de pérola.” As pérolas são formadas por um grão de areia no interior da ostra, passando por um processo doloroso, até que se transforme numa pérola caríssima.
Agora pense em todos os ferimentos, irritações, fricções e tratamentos de sua vida. É um polimento difícil, mas Deus está tornando você numa pérola preciosa! Isaías está falando sobre a beleza de Cristo, ou seja, o tratamento pelo qual Deus nos permite passar, até que possamos refletir a beleza do caráter de Cristo em nós. Os que suportarem o tratamento adornarão a cidade santa. (Ap 21: 18-21).