Hb 12 – 14
Hb 12: 1 – 2 – “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”
Olhar para Jesus permite que sejamos moldados a sua imagem, quanto mais olhamos para Jesus, mais parecidos ficamos com ele (II Coríntios 3: 18). Foi olhando para Jesus que Pedro andou sobre as águas (Mateus 14: 29) e o mesmo Pedro, ao olhar para as circunstâncias ao invés de Cristo, afundou no mar (Mateus 14: 30).
O recado de Paulo é muito simples e consiste em olhar para Jesus firmemente e não olhar para as circunstâncias desse mundo. Desembaraçando do pecado que tenazmente nos assedia permite que estejamos livres para olhar para Jesus e fazer o impossível, com perseverança, fé, focados na carreira que nos está proposta, uma vida eterna com Deus, longe da impureza e em total santidade com o Pai.
Hb 12.15 fala sobre “raiz de amargura” a raiz fica debaixo da terra e não a vemos. Senão for confessada (andar na luz) qd a semente desta raiz é plantada, vai brotar e o estrago pode ser grande. Traz tormenda na nossa consciencia (em Hb 10:19-22 diz que para entrar no Santo dos Santos, ou seja, na presença do Senhor, precisamos ter um coração purificado da má consciencia), atrapalha a caminhada da Igreja e podemos naufragar na fé.
Aqui mesmo no Blog já foi postado: “guardar ressentimento/amargura é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.”