Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas
Recentemente eu estive pensando sobre a realidade que, se pode estar na perfeita vontade de Deus e não fazer nada errado, e ainda ter coisas ruins acontecendo. A Bíblia está cheia de histórias sobre pessoas que estavam apenas obedecendo a Deus e algumas coisas realmente ruins aconteceram, como revelado em Hebreus 11:32-39 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
Eu noto que não há explicação porque alguns nos versos 33-35 não sofreram como os dos versos 36-38. No entanto todas eles obtiveram bom testemunho por meio da fé, mas não receberam a promessa. As frases, “através da fé” e “não receberam a promessa” chamam minha atenção.
Se estou na perfeita vontade de Deus e faço o bem com a expectativa de receber algo e, ao invéz de receber a promessa eu sou preso. Se isso acontecer comigo, qual deve ser minha atitude? Acho que este é o lugar onde ter um bom testemunho pela fé entra em cena. Eu posso continuar na fé em Deus ou tornar-me irritado como o filho mais velho fez na história do filho pródigo em Lucas capítulo 15. Eu poderia tornar-me irritado e amargurado com os outros e culpar tudo ou quem quer que seja pelo que aconteceu.
Há um ditado que eu uso todo o tempo que se aplica aqui: “Você tem liberdade de escolha, mas você não tem liberdade de conseqüência.”
Entristece-me ver as pessoas que sinceramente amam ao Senhor e estavam fazendo o que eles acreditavam que era a vontade de Deus, tornarem-se irritados e amargurados quando não obtêm a promessa. Esquecem-se do princípio encontrado em ITessalônissenses 5:16 -19 Regozijai-vos sempre, 17 orai sem cessar, 18 em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19 Não extingais o Espírito.
Esta passagem diz-me que eu deveria fazer a escolha de usar o fruto da alegria, pois é a minha força, como uma arma que vai permitir-me orar e dar graças ao invés de extinguir o Espírito. Ao fazê-lo eu vou obter um bom testemunho pela fé.