Js 5 – 7
Js 7: 1 – “Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.”
Deus continua operando milagrosamente através de Josué. Graças a Ele os muros de Jericó foram derrubados e os israelitas venceram a batalha, mas sem o Senhor eles não foram capazes de vencer uma simples guerra em Ai, pois havia pecado no povo.
Repara que o versículo diz que prevaricaram os filhos de Israel e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel, mas quem pecou foi Acã, apenas um homem. Por causa do pecado de um homem, a ira de Deus se acendeu para todos, Israel perdeu uma batalha e todo o povo teve que se santificar.
Mesmo sendo muitos, somos um só corpo em Cristo. A igreja deve ser pura e santa, não pode haver pecado. Se alguém está fora do padrão é responsabilidade da própria igreja repreendê-lo em amor para que seja santo, pois não há espaço para trevas. Temos que zelar uns pelos outros em todo tempo para que Deus veja sua noiva santa e se agrade dela.
1 Coríntios 5
1 Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
2 Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
9 Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
10 Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
12 Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
Destaco em I Co 5, o caso de pecado grosseiro e o fato de que um pouco de fermento leveda toda a massa.
2 Tessalonicenses 3
6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
15 Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
16 Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.
Destaco em 2 Ts 3: 6 a 16 o irmão que vive uma vida desordenada e precisa ser notado publicamente.
Mateus 18
15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Destaco em Mateus 18:15 a 20 o dito irmão que não se arrepende e que deve ser exposto e até mesmo ser conseiderado gentio e publicano.
O texto de Hebreus 12:4-17, também nos ensina a tratar e a receber tratamento quando o corpo é maculado, nos leva a ver que a disciplina e o remédio preparado pelo Senhor no cuidado e amor pela igreja.
“Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado, e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido,
pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis, Deus vos trata como a filhos, pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito, não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?
Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem, e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas.”
Essa passagem de Josué nos traz muito temor, por causa do pecado de uma pessoa todo o povo pereceu. Assim é hoje com a igreja, os membros de um corpo não podem funcionar independentemente, qualquer coisa que um fizer todos vão sentir.
Assim como por causa do pecado de Acã, toda sua família morreu com ele, e por causa do pecado de Davi, o povo de Israel sofreu, no pecado de Adão toda uma raça foi condenada. Foi condenada a morte, condenada ao pecado. Condenada a nascer com a maldade, separada de Deus. Por causa do pecado de Adão, o pecado entrou no mundo. Mas da mesma forma, por um só homem, a justica entrou no mundo. E Cristo nos trouxe perdão, e reconciliação com Ele!
Entendamos quão grande responsabilidade as nossas atitudes e decisões podem ter! E glorifiquemos ao Senhor pelo Seu perdão!
Outro texto que amei de hoje: Js 5:1
´´Ora, ouvindo todos os reis dos amorreus que habitavam o oeste do Jordão, e todos os reis dos cananeus que estavam ao lado do mar, que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desmaiou-se-lhes o coração, e não houve mais animo neles, por causa dos filhos de Israel.“
Esse texto também é muito legal!
Esse é o impacto que a igreja tem que gerar no mundo. Despertar quem está nas trevas para que temam a Deus!
Juntos formamos um só corpo, por esse motivo qdo um membro está doente, todos os demais sofrem. Toda desobediencia gera consequencias, e a causa de não sermos destruidos é a misericordia do Senhor. A saude do corpo depende de cada um de nós enquanto membro.
amém,
e na mesma leitura, Deus deixa claro que Ele não
estava no meio do povo, porque o povo tinha pecado cotra Ele.
A única coisa mais rápida que a luz é as trevas, quando a luz chega ela sai fora rapidinho. Não pode haver comunhão entre a luz e as trevas. Santo é o Senhor.