Js 8 – 9

Js 8: 2 – “Farás a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei; somente que para vós outros saqueareis os seus despojos e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.”

No decorrer da caminhada do povo de Israel pelo deserto, na entrada na terra prometida e principalmente nas batalhas Deus dava a estratégia para seu povo. Ele dizia o que fazer, como fazer e agia sobrenaturalmente a favor dos israelitas de maneira que em tudo eles prosperavam e eram vitoriosos.

Temos que depender de Deus em todos os detalhes, pois não há outra estratégia que funcione que não seja a dEle. Hoje como igreja nós vivemos em guerra espiritual dentro de nós, como se dois leões brigassem o tempo todo, um quer fazer a vontade da carne e o outro a do Espírito; vencerá o que alimentarmos mais. Essa guerra também acontece para se ganhar uma vida e para em tudo aquilo que precisamos clamar para que o desejo de Deus se cumpra.

“Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor.” (Js 9: 14)

Essa é a nossa tendência: confiar na nossa experiência, inteligência, ir se desviando do caminho aos poucos. Que estejamos atentos para não cair no erro de não pedir conselho a Deus (e à igreja, que é a forma que Deus estabelece seu governo sobre os irmãos através do princípio de autoridade e submissão) e que vivamos uma vida de total submissão.