Js 8 – 9
Js 8: 2 – “Farás a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei; somente que para vós outros saqueareis os seus despojos e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.”
No decorrer da caminhada do povo de Israel pelo deserto, na entrada na terra prometida e principalmente nas batalhas Deus dava a estratégia para seu povo. Ele dizia o que fazer, como fazer e agia sobrenaturalmente a favor dos israelitas de maneira que em tudo eles prosperavam e eram vitoriosos.
Temos que depender de Deus em todos os detalhes, pois não há outra estratégia que funcione que não seja a dEle. Hoje como igreja nós vivemos em guerra espiritual dentro de nós, como se dois leões brigassem o tempo todo, um quer fazer a vontade da carne e o outro a do Espírito; vencerá o que alimentarmos mais. Essa guerra também acontece para se ganhar uma vida e para em tudo aquilo que precisamos clamar para que o desejo de Deus se cumpra.
“Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao Senhor.” (Js 9: 14)
Essa é a nossa tendência: confiar na nossa experiência, inteligência, ir se desviando do caminho aos poucos. Que estejamos atentos para não cair no erro de não pedir conselho a Deus (e à igreja, que é a forma que Deus estabelece seu governo sobre os irmãos através do princípio de autoridade e submissão) e que vivamos uma vida de total submissão.
Depender de Deus em tudo e estar debaixo do Seu governo é vida segura, tranqüila e vida abuntante, é paz mesmo em tempo de guerra, paz que excede todo entendimento, paz que o mundo não pode entender.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João 14:27
“e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Filipenses 4:7
“Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR.” Is 31.1
“Alguns confiam em carros e e outos em cavalos, mas nós confiamos no Senhor, o nosso Deus. Sl 20.7.
Todo conselho de Deus é segurança e garantia de vitória e proteção contra nós mesmos.
O GOVERNO DE DEUS HOJE ESTA NA IGREJA E O QUE VAI DIZER EM QUE REINOS NÓS ESTAMOS É A QUEM OBEDECEMOS.
Em Josué 9, Deus fez questão de deixar registrado para o Seu povo o que pode acontecer com eles caso eles não dependam do Pai e não busquem o seu conselho ou ordem.A independência de Josué fez com que o povo de Israel fosse enganado pelos moradores de Gibeão fazendo uma aliança que não era do vontade de Deus. Temos que observar se estamos sendo dependente de Deus e como estão sendo tomadas a nossas decisões
Dependência, submissão, obediência. O que queres que eu faça, Senhor?
Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer.(At 22:10).
amém!
vamos ser submissos ao Senhor (igreja; irmãos; corpo de Cristo)
e não confiar no que achamos que somos.