Jz 17 – 19
Jz 17: 6 – “Naquele dia, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.”
O problema de Israel nesse momento é muito parecido com o que ocorre hoje em dia. Perdendo a referência do que seguir e de quem é autoridade, cada um faz o que acha mais certo, cada um cria seu bom senso e sua noção de justiça, cada um tem sua opinião.
Muita gente vive assim hoje em dia como se fosse possível conquistar sua salvação por esforço próprio e, mesmo quando conhece Jesus, às vezes insistem em manter suas opiniões e conceitos desconsiderando o que Jesus disse:
“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Marcos 8: 34 – 35)
E o que Paulo também disse:
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4: 15)
Só há uma forma de existir unidade na igreja: que morramos com nossos conceitos e opiniões e nos submetamos ao único cabeça: Cristo. Que sejamos obedientes aos seus mandamentos e sigamos seu padrão de vida. Pois não é o que eu acho mais reto que vai me levar a salvação, mas Cristo, que é o único caminho de acesso ao Pai.
Jesus governa sobre a minha vida e sobre toda a igreja através dos irmãos e das autoridades delegadas por Ele na igreja. O padrão de Deus para nós, seus princípios e doutrina que precisamos aplicar em todas as áreas de nossa vida está na Palavra e nas mãos do presbitério e da equipe extra local. Ser submisso a Cristo é ser submisso aos irmãos.
Assim como o alvo determina nosso caminho, saber que Jesus é o cabeça e nós o corpo, nos traz a paz que mesmo no meio de tribulação e duvidas (nossas) temos a confiança, segurança , serenidade que o governo está nas mãos dEle e devemos descansar mesmo que a situação possa – aos nossos olhos – parecer estar pior. Busquemos o olhar do cabeça e não dos nossos olhos.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito.”
Rom 8:28
Se sabemos isso devemos descansar e permitir que sua vontade seja feita em nossas vidas.
Hoje o erro do ser humano é que ele quer seguir a Jesus a sua propria maneira.
Sendo que já há um PADRÃO a se viver, não temos que acrescentar ou tirar nada. Temos é que viver esse PADRÃO. E ajudando um ao outro no que falta para chegar nesse PADRÃO.
“E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; EU NELES, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.” Jo17:22-23
“Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.” 1Jo3:24
Jesus pede ao Pai pela unidade da igreja, deixando claro o grande desejo que Ele tinha para que isso acontecesse. Para isso nós deveríamos permanecer nEle, isso é guardar os seus mandamentos, tendo o seu Espírito, um espírito de submissão.
Muitas vezes somos testados quando estamos sós. “Naquele dia, não havia rei em Israel…” Hoje temos a vida de Cristo em nós, somos responsáveis pelos nossos atos principalmente quando ninguém vê, quando não tem nenhuma autoridade por perto.
Para uma vida plena em Cristo, precisamos nos esvaziar completamente do que ainda é da nossa natureza terrena! ´´As coisas antigas passaram, e eis que se fizeram novas“, meus conceitos humanos de justiça, amor, e etc. nao tem valor nenhum pra Deus!
amém!
Jesus não quer saber dos nossos conceitos!
nós que precisamos viver o que Ele mandou.