Jz 14 – 16

Jz 16: 30 – “E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.”

Depois que Manoá e sua mulher foram avisados do nascimento de um menino que seria consagrado a Deus, Sansão nasce de uma mulher estéril e enquanto ele permanece em seu voto de nazireu Deus lhe dá força sobrenatural para vencer os filisteus. Assim Sansão vive até conhecer Dalila, por quem se apaixona e se deixa seduzir por ela a ponto de contar a ela o segredo de sua força (mesmo que com certa resistência). Dalila lhe trai e ele perde sua força e é facilmente dominado pelos filisteus. Mas Deus mesmo assim cumpre seu propósito ao permitir que Sansão fosse levado ao templo do deus dos filisteus, onde estava todos os príncipes e enorme multidão praticando idolatria, e devolve a força a Sansão ao ver seu clamor de forma que ele derruba aquela casa ao puxar dois pilares.

Quando nos consagramos a Deus no dia da nossa conversão (e todos os dias da nossa santificação), satanás é derrotado e fica inquieto. Ele então usa das coisas que tem no mundo, suas paixões e ilusões para tirar nossa atenção, desviar nossos olhos e nos perdermos no caminho. Não podemos nos deixar seduzir pelo mundo. Devemos estar sempre atentos, vigiando em todo o tempo para permanecermos firmes inabaláveis e permitirmos que o Senhor cumpra todo seu querer em nossas vidas.