I Re 8

I Re 8: 52 – “Para que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e à súplica do teu povo de Israel, a fim de os ouvires em tudo quanto clamarem a ti.”

“Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os leve cativos à terra inimiga, longe ou perto esteja; e, na terra aonde forem levados cativos, caírem em si, e se converterem, e, na terra do seu cativeiro, te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade; e se converterem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levarem cativos, e orarem a ti, voltados para a sua terra, que deste a seus pais, para esta cidade que escolheste e para a casa que edifiquei ao teu nome; ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, a sua prece e a sua súplica e faze-lhes justiça, perdoa o teu povo, que houver pecado contra ti, todas as suas transgressões que houverem cometido contra ti; e move tu à compaixão os que os levaram cativos para que se compadeçam deles.”

Salomão intercede pelo povo sabendo a tendência que eles tinham de se desviar dos caminhos do Senhor, por isso que ele clama pela misericórdia de Deus para que quando eles pecassem e se arrependessem, o Senhor os perdoasse. A prática da oração é fundamental, pois por mais que Deus seja poderoso para fazer o que bem entender, Ele gosta de trabalhar em parceria com o homem e a sua maravilhosa obra foi construída com ajuda de vários homens e mulheres que se entregaram a Ele como profetas e sacerdotes (ver Hebreus 11: 32 – 40).

Há algo, no entanto, que muda no novo testamento. Repara que Salomão ora “quando pecarem contra ti…”, mas se olharmos no novo testamento, vemos “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2: 1). A diferença está na vida de Cristo em nós. Continuamos estragados como os homens do velho testamento, nascemos no pecado. Mas quando nos convertemos o Espírito Santo vem habitar em nós e nos capacitar a viver uma vida santa. Glória a Deus!