Ne 9 – 10

Ne 9: 17 – “Recusaram ouvir-te e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste; endureceram a sua cerviz e na sua rebelião levantaram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua servidão no Egito. Porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em bondade, tu não os desamparaste.”

Os levitas estavam lendo e relembrando a história e louvando ao Senhor por todas as suas maravilhas. Realmente é de se admirar ver a grande obra do Senhor, quanto amor, quanta misericórdia! Mesmo depois de todos os sinais e maravilhas, alguns queriam voltar para a servidão no Egito, mesmo com todas as leis verdadeiras e mandamentos bons, o povo não passou o ensino de geração a geração. Israel estava em grande pecado e a única esperança estava na característica de Deus ser perdoador, clemente e misericordioso.

A realidade hoje é muito parecida, pois o homem tem preguiça de conhecer a lei de Deus e com isso o ensino facilmente se perde, o pouco que conhece faz ele achar que o padrão é muito alto e então ele passa a abrir exceções (como se ele tivesse esse direito), quando passa por dificuldades logo pensa em desistir e “voltar para o Egito”; enfim, o que seria de nós se não fosse o perdão, a clemência e a misericórdia do nosso bom Deus?

Assim como Deus agiu na restauração de Jerusalém naquele tempo, hoje Ele tem agido na restauração da igreja. Precisamos entender a seriedade desse grandioso trabalho e o quão importante é para Deus que estejamos disponíveis para que Ele nos use. Enquanto o mundo e a mídia atiram idéias que menosprezam a lei do Senhor (banalizando o sexo, o casamento, a violência, etc.), nós nos levantamos para viver uma vida radical de santidade e pregar as verdades de Cristo. Conheçamos e vivamos cada vírgula de sua lei!