Sl 78 – 81
Sl 78: 3 – 4 – “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.”
“Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos” (Sl 78: 5 – 7)
Deus sabia que a tendência do povo era se desviar dos seus caminhos e buscar seus próprios interesses, por isso que quando a lei é estabelecida o foco de zelar pelo ensino e passar para as próximas gerações é fortemente abordado por Deus não apenas nesse texto, mas em diversas passagens da Bíblia.
A vontade do Senhor é que todos se convertam (I Timóteo 2: 4), mas para isso é preciso declarar a verdade para gerar fé no coração das pessoas. Uma vez que a fé é gerada, o mandamento facilmente levará a pessoa a obediência. É preciso ensinar a lei de Deus para as gerações para que o ensino nunca mais se perca.
Sl 81:11 a 16 “Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.”
Esse texto nos alerta para obedecer e guardar os mandamentos do Senhor com o risco de, se não fizermos, sermos largados no nosso próprio entendimento.
Mas, ao mesmo tempo, mostra o amor e carinho tão grande do Senhor por nós, como Ele quer cuidar de seus filhos maneira tão especial!
Cada dia amo mais o meu Senhor!!!
A NATUREZA DO HOMEM
“E NÃO PRECISAVA DE QUE ALGUÉM LHE DESSE TESTEMUNHO A RESPEITO DO HOMEM, PORQUE ELE MESMO SABIA O QUE ERA A NATUREZA HUMANA”.
JOÃO 2:25
2Pe 1:4 –
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Gen 6:5 –
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Sal 32:5 –
Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)
Isa 1:16 –
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Rom 1:29 –
Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Rom 6:19 –
Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
1Co 5:8 –
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Efe 6:12 –
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Rom 3:10 Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
também precisamos ser bem fundamentados naquilo que temos aprendido, pra não passar “qualquer” ensino pra proxima geração, mas o ensino do Senhor.