Ez 22 – 23
Ez 22: 30 – 31 – “Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. Por isso, eu derramei sobre eles a minha indignação, com o fogo do meu furor os consumi; fiz cair-lhes sobre a cabeça o castigo do seu procedimento, diz o Senhor.”
Deus tinha o desejo de que aquela terra não fosse destruída, mas não encontrou nenhum homem a disposição para ser usado e então Ele exerceu justiça contra aquele lugar. Passamos por essa situação diversas vezes no dia a dia, pois, como já vimos, o desejo de Deus é que todos se convertam, mas muitos não se convertem porque poucos se colocam a disposição de orarem, serem luz e proclamarem o evangelho.
Quando Deus busca um homem para ser luz no teu trabalho ou na tua escola ou na tua vizinhança, será que Ele te encontra? Será que você está sempre disponível para ser usado por Ele em todo tempo e em todo lugar? Será que as pessoas que convivem contigo terão que sofrer a severa pena de justiça do Senhor e deixarão de experimentar da sua misericórdia porque você não teve vergonha de proclamar o evangelho e se manifestar como filho de Deus? Temamos essa palavra e tenhamos um procedimento santo, plenamente entregues a vontade do Senhor.
“Qd Deus busca um homem para ser luz (…) será que Ele te encontra?” se não orarmos, se não “entrarmos no nosso quarto e fecharmos a porta, orar em secreto a nosso Pai (Mt 6:6)” não saberemos a vontade dEle. Temos o privilégio do acesso a Ele, mas temos a compromisso de O buscarmos. Vamos iniciar nossos dias já nos colocando a disposição “Eis-me aqui”.
Em Ez 22.30, Deus procurava por alguém que pudesse se colocar nas brechas do muro perante Ele, ou seja, interceder pelo povo perante Ele em favor daquela terra. Pois o intercessor vem perante a Deus a favor de uma carga. O intercessor não só restaura como constrói o muro. Precisamos orar e suplicar a Deus para que Ele realize a sua vontade. Quão grande é a nossa responsabilidade sobre isso!
O que Deus quer:
1. Que sejamos discípulos à semelhança de jesus;
2. Que sejamos conformados em um só corpo (Jo 17);
3. Que este corpo, que é a família de Deus na terra, seja sal e luz do mundo e influencie e santifique a sociedade que o cerca.
Nossa atitude
Pv 4:18 – Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Continuidade/ Constância)
2 Co 11:3 – Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (Simplicidade).
Rm 12:1 – Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Dispostos ao sacrifício).
2 Co 12:15 – Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. (Dispostos ao sacrifício).
Jesus, sua vida e sua obra – Intensidade – Jo 15 – E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,
At 2:46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração(Concentração).
VIDA DE ORAÇÃO (Por Evangevaldo em 01/05/03).
A igreja é forte naquilo em que os pastores são exemplo.
Tive muita frustração e manifestei aos companheiros e discípulos.
Nunca ninguém me disse que foi influenciado em sua vida de oração por andar comigo. Em outras áreas sim.
Vinha sempre orando a Deus e falando a ele de meu descontentamento.
Foi aumentando o desejo de ter meu contentamento em Deus.
A palavra fala muito de contentamento e alegria em Deus.
Senti a necessidade de aprender a orar não apenas como instrumento de trabalho, mas para me satisfazer em Deus.
Creio que Deus preza quando separamos um tempo exclusivamente para estarmos com ele.
Esta questão de orar em todo tempo, na minha experiência somente aconteceu quando eu preservei tempo definido para estar com Deus.
Mário falou sobre Jesus. Ele não tinha um horário fixo, mas estava sempre esperando pelo momento de estar com o Pai. Isto me liberou de culpa e comecei a praticar.
Comecei a me disciplinar para agir. Sempre que acontece como com o salmista “ocorre ao meu coração: buscai a minha presença” (Sl 27.8), então eu procuro disciplinadamente me desvencilhar dos afazeres, seja por muito ou por pouco tempo.
Jr 30.21 – Sl 65.4 – A despeito de nossa fé sobre nosso acesso a Deus, se isto não é revestido de uma coisa prática, fica um pouco sem sentido. Sei que o Senhor não se aparta de mim, mas minha alma andava seca. Isto não é traduzido em uma vida de irritação e tensão. Ser santo sem isto até é fácil, mas fazer a obra assim é muito difícil.
Quando alguns começaram a ter problemas com os seus filhos, comecei a ver que na minha casa, minhas filhas viam em mim responsabilidade e dedicação, mas não o gozo de servir a Deus. Isto foi fazendo crescer esta necessidade.
Eu só podia colocar diante dele o meu lamento.
Nós não temos a oração como algo fundamental (como tinham os apóstolos), mas como um ingrediente a mais.
Não gosto de testemunhar daquilo que ainda não está consolidado, mas nos últimos três meses, tenho experimentado algo novo.
A ida ao Marrocos me ajudou, pois vi a minha necessidade futura.
Voltei a ler o livro que o Zé Maria mandou.
Li também o livro do Carlos Stud. Ele dizia “nunca se indigne”. Ele tinha autoridade para isto. Sofria muito, mas andava sempre alegre. Esta alegria não é a nossa marca. Creio que ela está relacionada com a nossa comunhão com Deus.
Podemos atender a toda a demanda da igreja, mas não estarmos “para ele”.
Sérgio disse “em todas as circunstâncias Maria era encontrada adorando”. Quando eu ouvi isto, chorei muito.
Comecei a deixar algumas coisas “embolar” para que no meu coração ficasse uma marca de prioridade.
Também comecei a confessar constantemente as minhas reações e irritações, para usar isto como instrumento exterior sobre a minha própria consciência.
Ct 5.6. Uma mulher preparada e embelezada não é tão importante quanto a prontidão. Em nenhum momento, em cantares, o noivo demora tanto para responder. A iniciativa é do Senhor, mas se não sabemos responder, o Senhor se esconde para me ensinar que não poderemos achá-lo de outro modo, que a iniciativa é dele.
Este texto sempre me incomodou muito, pois me identificava com a atitude da noiva de cantares.
– Eduardo: Atingir este estágio de gozo, muitos atingem, mas permanecer aí, muitos da própria escritura, não manifestaram. –
Quando eu voltei de férias e estava lendo estes livros, questionei a intensidade do meu trato com minha esposa em relação ao meu trato com Deus. Houve alguma mudança na minha disposição de coração. A simplicidade inicial de estar encantado porque sendo um miserável o Senhor me escolheu, e tinha desaparecido, voltou.
Charles Finney dizia que estar cheio do Espírito santo era estar cheio de amor e quando ele percebia que isto estava se perdendo, se enfiava em uma caverna por uma semana até resolver isto com Deus. Estou fazendo algo mais ou menos assim. Quando a coisa começa a ficar seca, para tudo e vou buscar a Deus.
Fui conferir nas cartas apostólicas o que os apóstolos criam e praticavam sobre a oração.
As expressões de Paulo são tão absolutas que me faz crer que a vida que eles viviam é impossível sem a oração que eles tinham
Fp 1.4; 1Ts 1.2-3; 3.10; Rm 1.9-10; Ef 1.15-22; 3.14-19; Fp 1.9-10; Cl 2.2; 4.12; Jd 20; Ef 6.17-20; Fp 1.19; Cl 4.3
Eles conseguiam muito mais para a igreja por meio da oração do que por meio do ativismo.
O que é mais importante para uma boa saúde? Uma boa higiene ou uma boa alimentação? Sem alimentação vai morrer a míngua e sem higiene vai parar num hospital. Há uma série de benefícios que nunca poderão ser alcançados pela oração, mas por uma estrutura bíblica, por uma planta correta na igreja e um entendimento claro da vontade de Deus. Mas por outro lado, há uma série de benefícios que nunca serão alcançados por esses valores, mas apenas pela oração.
Creio que Deus está nos empurrando para uma consciência coletiva que vai nos impulsionar a uma vida mais profunda com ele, que vai empurrar os líderes e a igreja toda.
– Jaime: Lc 6.12; Mc 1.35. Jesus necessitava isto! O difícil é perseverar. Veja Salomão –
Insisto em repetir que aquilo que eu recebi aqui considero algo precioso demais e raro. E creio que o diabo faz de tudo para frustrar este negócio, porque o que Deus nos deu, visa levantar uma igreja que vai demonstrar a vontade de Deus em poder e santidade. Não conheço outro paralelo neste negócio. Paulo temia que aquilo que Deus havia dado se perdesse (Fp 2.12-16; 1Ts 3.6).
Podemos tornar frutífero aquilo que Deus nos deu, ou barrar este fruto (Sl 69.6).
Creio que Deus quer mostrar sua igreja para o mundo, mas que isto será impossível se não alcançarmos fugir do previsível em que temos vivido.
ORAÇÃO
Mt 7:7 Lendo somente estes textos podemos achar que Deus nos dá tudo. Mas quantos de nós podemos dizer que tudo o que pedimos a Deus Ele nos deu?
Tg 4:1 e 2 Não recebemos por pedir mal, para esbanjar em meus próprios interesses. O que é pedir bem?
ITm 2:1 a 4 Pedir bem é saber a vontade de Deus e orar por ela. Sabemos que é da vontade de Deus que todo homem se converta, não preciso perguntar se isso é certo.
IJo 5:14 Pedir sempre de acordo com a vontade de Deus.
Ef 4:13 É da vontade de Deus que nosso caráter se molde ao de Cristo. Orarmos para sermos como Ele é.
MARCAS DE QUEM ORA
-Desfruta de muita paz.
-São livres de critica e de fofoca. Bendiz todo o tempo.
-Jesus sempre aparece nas conversas de quem ora.
-Sensíveis às coisas de Deus.
-Conscientes que existe um céu e um inferno, que não pertencem a este lugar. O mundo está falido, porque investir nosso tempo, dinheiro, etc. em algo falido?
-Tem o desejo de orar sem cessar.
-Ap 17:8 Satanás tem influencia nas pessoas, com base no passado, e no futuro , mas nunca no presente. Acusa com o passado e desanima com o futuro.
-Quem ora recebe visitações do Senhor.
amém! precisamos viver dependentes do Senhor,
na hora que Ele quiser que eu fale, eu falo, na hora que ele quiser que eu pare, eu paro..
precisamos estar sensíveis ao Espírito Santo!