Gn 31 – 32

Gn 32: 30 – “Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.”

Jacó já tinha tido uma primeira experiência com Deus em Betel (Gênesis 28) que marcou seu primeiro encontro com Ele assim como todo discípulo também tem quando conhece a Deus. Mas a experiência em Peniel é diferente. Assim como Betel é uma experiência única que caracteriza a entrada pela porta do reino de Deus, Peniel é uma experiência que pode acontecer mais de uma vez no caminho percorrido depois de passar pela porta do reino de Deus, ou seja, no processo de santificação. Sua principal característica é a transformação de caráter que Deus faz.

Antes de Betel, Jacó agiu imprudentemente para conseguir seus interesses e até mesmo as promessas de Deus. Foi assim ao manipular seu irmão com o prato de lentilhas e ao enganar seu pai para ganhar a benção. Depois de Betel, Jacó começa a experimentar da vida de obediência a Deus. Foi assim que ele conheceu Lia e Raquel, foi abençoado trabalhando para Labão e saiu de volta a terra que Deus tinha separado para ele. Jacó temia encontrar Esaú novamente, mas ele já não agia de acordo com seus sentimentos, de forma insensata, mas andava em obediência a Deus.

Então Deus faz com que Jacó passa por uma experiência marcante, muda seu nome para Israel e molda o caráter de Jacó para que ele fosse o pai das doze tribos, para que dele viesse o povo de Deus, para que dele viesse o caminho, a verdade e a vida, Jesus Cristo.

É preciso estar atento durante toda caminhada de santificação para os Peniéis que Deus quer nos dar para que Ele sempre tenha liberdade de moldar o caráter e colocar sua marca na vida de todo discípulo a fim de que todos sejam semelhantes a Jesus.