Ex 13 – 15

Ex 14: 31 – “E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo.”

Depois de todos os sinais que Deus fez no Egito: a nuvem que guiava o povo durante o dia, a coluna de fogo que iluminava durante a noite, o abrir do mar vermelho, o alvoroço no acampamento dos egípcios e a morte deles com o fechamento do mar, então o povo teme a Deus e O louva. Eles haviam passado por um caminho sem volta. Depois de cruzarem o mar não tinha mais como voltar, era impossível voltar pra buscar alguma coisa. Agora eles estavam sendo guiados por Deus para a terra que o Senhor os havia prometido dar.

Assim é o batismo. Deus é imutável! Cristo é o cordeiro que foi sacrificado a nosso favor e pelo seu sangue fomos comprados e podemos ter vida (da mesma forma que os israelitas foram poupados da décima praga). O pecado que nos escraviza (os egípcios) ficou para trás e fomos livres da condenação pela morte de Jesus e somos livres da escravidão pela vida de Cristo. Tudo isso acontece quando conhecemos Jesus e o seu infinito amor que nos constrange (assim como Deus fez maravilhas e conquistou o povo de Israel) e nos entregamos a Ele ao ver nossa pequenez. E então entramos num caminho sem volta, a santificação. Seguimos totalmente guiados por Deus rumo à concretização da promessa: sua vinda e o estabelecimento da Nova Jerusalém. Deus reina eternamente!

Jesus está voltando!