Ex 10 – 12

Ex 12: 14 – “Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.”

Deus anuncia a décima praga: a morte de todo primogênito e mais uma vez permite que o seu povo seja livre dela através do sacrifício de um cordeiro para que ficasse claro para Faraó que o Senhor fez distinção entre os egípcios e os israelitas (Ex 11: 7). Deus estava trazendo juízo ao povo do Egito com suas abominações e seus deuses (Ex 12: 12) e salvando o povo de Israel de maneira maravilhosa, Ele fez questão de mostrar seu grande poder para que fosse passado aos filhos e aos filhos dos filhos de Israel como Ele havia zombado dos egípcios e quantos prodígios fez no meio deles (Ex 10: 2).

O povo de Israel então sai de debaixo da escravidão do Egito depois de 430 anos (ver Gênesis 15: 13 que Deus já havia avisado Abraão o que aconteceria). E Deus, mesmo sendo tão grande e poderoso, trabalha para conquistar seu povo e demonstra sua expectativa em se relacionar com ele. Como Deus é fiel, amoroso, cuidadoso e pai! Ele fez tudo grande para que nada fosse esquecido, para que todas as gerações O louvassem! Deus é tremendo!