Ne 1 – 3

Ne 2: 17 – “Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio.”

Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. (…)Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. (…) Porém Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?” (Ne 1: 4 – 6, 17, 19)

Neemias chorou alguns dias ao ver a situação do seu povo, se prontificou a voltar a Jerusalém para reerguer os muros e teve que aturar Sambalate, Tobias e Gesém que faziam de tudo para atrapalhar a obra que Deus queria fazer.

Quando olhamos para a igreja hoje notamos grandes semelhanças com essa situação. Os ensinos de Cristo foram se perdendo ao longo do tempo, a igreja que é o corpo de Cristo, passou a ser vista algumas vezes como um templo ou um clube onde várias pessoas se encontram, os mandamentos de Jesus passaram a ser desconhecidos e as vezes encarados como se fossem relativos, quando pessoas sérias e comprometidas se levantam para resgatar o padrão aparecem pessoas para atrapalhar.

Sim, os muros foram derrubados! Houve mistura na igreja, já não há mais uma divisão clara dos limpos e sujos, dos santos e dos que permanecem no pecado! Pessoas no meio da igreja agem como Sambalá, Tobias e Gesém e tentam derrubar profetas que se levantam para zelar pelas verdades de Jesus!

Mas graças a Deus existem discípulos de Jesus, profetas que se apegaram a revelação, se firmaram na convicção e estão dispostos a sofrer todas as adversidades, como fez Neemias, para resgatar as verdades de Cristo!

Esta se levantando uma igreja restaurada, santa, pura, limpa, o corpo de Cristo com os padrões de santidade bem definidos, conhecidos e aplicados se preparando para a vinda do Cordeiro! Eu me comprometo de trabalhar na obra da reconstrução dos muros!