Js 23 – 24
Js 23: 6 – “Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito no Livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda.”
Já se passou cerca de 100 anos que o povo de Israel saiu do Egito e a advertência é a mesma: guardar e cumprir a lei, não se apartar dos caminhos do Senhor. Deus sabe que é muito perigoso que o homem viva distraído, pois sua tendência natural é se desviar, por isso que Josué diz “esforçai-vos”. Permanecer nos caminhos de Deus é contra a nossa natureza humana carnal. No capítulo 24 Josué novamente repete todos os feitos de Deus para que as gerações sempre lembrem que Ele é o Senhor e não se desviem dos seus caminhos.
Em primeiro lugar temos que entender que não vivemos aqui para inventar moda, mas para imitar Jesus. O que ele fez nós fazemos e o que ele não fez nós não fazemos. Quando formos ensinar, não temos que ensinar nossas opiniões, mas repetir a doutrina de Jesus; isso mesmo, repetir! Nós somos nossos maiores inimigos. Vivamos a simplicidade que Cristo nos ensinou.
Em segundo lugar nós não estamos na mesma situação daquele povo. O Espírito Santo foi enviado e hoje habita em nós, todos os que foram feitos filhos de Deus através do batismo. Por isso somos capacitados a viver uma vida santa e se alimentamos nosso espírito diariamente, passa a ser natural para nós vivermos em santidade.
A carne nunca se converte! Por isso temos que alimentar o Espírito mais do que alimentamos nossa carne, para que a lei do Espírito e da vida seja maior que a lei do pecado e da morte.
Ainda bem que estreita é a porta e apertado o caminho, assim eu não vou me desviar nem para a direita nem para a esquerda. Cristo vive em mim! Cristo em mim a esperança da glória.
”Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus.” Js 23:11
Ter diligência, é ser empenhado em fazer algo … é esforçar-se para cumprir determinada tarefa.
No versículo aqui esse algo é nada mais, nada menos do que “amar o Senhor nosso Deus”. Amá-lo significa afastar-se do mundo, não ser amigo de seus prazeres.
Estamos no mundo, mas não somos dele, somos cidadãos do céu.
é possivel controlar a carne porque o Espirito Santo nos capacita!
aleluiiiaa!