Jz 1 – 3

Jz 3: 6 – “tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses.”

Em Juízes 1: 27 – 36 mostra as terras que não foram conquistadas pelos filhos de Israel. E logo no capítulo 2 o Anjo do Senhor vem e repreende os filhos de Israel por não terem obedecido a voz de Deus e logo após a morte de Josué vem uma geração que não conhecia o Senhor, nem as obras que Ele fizera (Jz 2: 10) e aí começa a encadear o caos em Israel.

Eles se misturam com os povos vizinhos e dão culto a seus deuses e se desviam completamente dos caminhos de Deus. Um pequeno desvio no início gerou algo grande em pouco tempo. Como que a geração seguinte não conhecia a Deus? A lei de Moisés que deveria ser lida ao final de todo sétimo ano (Deuteronômio 31: 10 – 13), mas a prática foi se perdendo com o tempo e as pessoas foram se esquecendo de Deus.

“Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz.” (Oséias 11: 7)

Glória a Deus por sua eterna misericórdia que levantou juízes e homens dentre os filhos de Israel que pudessem resgatar as verdades. E isso não aconteceu uma ou duas vezes, mas o tempo todo! Desde a morte de Josué até a primeira vinda de Jesus são tantos desvios dos israelitas, mas Deus nunca desistiu da sua aliança. E depois de Jesus a igreja também se desviou várias vezes, mas Deus nunca desistiu do seu propósito. Hoje o Senhor levanta homens para resgatar suas verdades e ensiná-las a todos os povos no mesmo padrão que Jesus ensinou. Que sejamos os profetas que vão colaborar com Deus para que toda sua vontade se cumpra e Ele venha. Grande é o Senhor!