II Sm 4 – 7

II Sm 7: 13 – “Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.”

Quando Davi tem um pouco de descanso de seus inimigos ele para em sua casa e se pergunta porque ele tinha uma casa de cedros e a arca de Deus se achava numa tenda. Ele comenta seu pensamento com o profeta e então naquela noite Deus fala com Natan:

“Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. Prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que ele, o SENHOR, te fará casa. Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens.” (II Sm 7: 14)

Deus fala de seu filho que havia de vir: Jesus. Onde aconteceria um marco na história da humanidade: através de Cristo passa a ser possível nos tornarmos filhos de Deus através de um milagre genético que o Espírito Santo opera em nós. Deus não queria que fizesse um palácio para Ele, Deus queria fazer morada em nós para que Ele pudesse habitar e governar em nossas vidas.