II Sm 1 – 3

II Sm 3: 1 – “Durou muito tempo a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; Davi se ia fortalecendo, porém os da casa de Saul  se iam enfraquecendo.”

Por mais que Saul havia pecado contra Deus, de forma que o Senhor havia desistido de mantê-lo como rei sobre Israel e ungido a Davi, vemos que a situação de Israel não é nada aquilo que Deus tinha no coração. Havia guerra e discórdia dentro de Israel, até mesmo Abner chega a falar com Joabe “até quando te demorarás em ordenar ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos?” (II Sm 2: 26).

Assim como a tendência do homem é se desviar dos caminhos do Senhor (Oséias 11: 7), a igreja que é o corpo de Cristo tende a se desviar dos caminhos de Deus. Se cada um expressar sua opinião e seu juízo a tendência é virar uma grande confusão, criam-se várias denominações e uma disputa, sendo que Deus olha e vê apenas uma igreja formada por todos os seus discípulos.

Oremos pela unidade da igreja e sejamos totalmente sujeitos a Deus. Pois Deus realmente é o único cabeça, por isso não há motivos de discórdias e divergências de opiniões. Somos corpo e Cristo é o cabeça.