Jó 16 – 21
Jó 21: 17 – “Quantas vezes sucede que se apaga a lâmpada dos perversos? Quantas vezes lhes sobrevêm a destruição? Quantas vezes Deus na sua ira lhes reparte dores?”
Jó se queixa por se achar justo e estar passando por toda essa situação de perdas e doenças e sofrimento enquanto vários homens que rejeitam a Deus e vivem tranquilamente.
“Como é, pois, que vivem os perversos, envelhecem e ainda se tornam mais poderosos? (Jó 21: 7)
Enquanto Jó fica cheio de sua justiça própria, achando que está em posição de dizer a Deus o que pode ser feito, ele não leva em consideração uma linda característica de Deus: Deus ama quem Ele disciplina! Deus não tem olhos limitados como o nosso, pois Jó falava como se o sucesso estivesse limitado à tranqüilidade, paz e riquezas que se tem em vida, mas Deus sabe o quanto a vida é curta e pequena comparada à eternidade. Deus sabia que o sofrimento temporário de Jó visava um tesouro muito maior que todos os tesouros que Jó havia sonhado ter. Pois em primeiro lugar Jó teria a oportunidade de ter seu caráter tratado pelo Todo-Poderoso, ser moldado pelas mãos do Pai da Misericórdia, que privilégio há nisso! Em segundo lugar Jó ganharia a vida eterna com Deus! Sempre vale a pena ser tratado pelo Senhor, sua vontade é boa, agradável e perfeita (Romanos 12: 2) e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam (Romanos 8: 28).
As conquistas dos perversos nessa vida são aparente, pois os homens que rejeitam a Deus, por maior que sejam suas riquezas aqui na Terra, perdem a eternidade. Como Jesus disse: “quem quiser, pois salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Marcos 8: 35). Jó estava tendo a oportunidade de salvar a sua vida.
É tremendo ler o livro de Jó e ver a transformação que Deus foi fazendo na vida Dele…
Jó 19:25-27 é um texto que eu gosto muito…
“Pois eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.”
Que revelação grandiosa que Jó teve! Revelação de um redentor que o resgataria da sua condição de pecador e da condenação à morte!
A revelação do Próprio Jesus! Filho de Deus! nosso redentor!!
Muito antes de Jesus vir em carne, Deus já enchia o coração dos homens com a esperança de um redentor e mostrava como iria resgatar seu propósito!
amém! a nossa eternidade começa daqui..
nossa vida vai definir com quem vamos passar a eternidade!
AS INTENÇÕES DO CORAÇÃO
1. “Ai dos que escondem profundamente O SEU PROPÓSITO do Senhor” (Is 29.15).
2. “ENGANOSOS É O CORAÇÃO, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).
3. “..porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide de vossos interesses; pois todos eles BUSCAM O QUE É SEU PRÓPRIO, não o que é de Cristo Jesus” (Fp 2.20).
4. “Sobre tudo o que se deve guardar, GUARDA O TEU CORAÇÃO, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).
5. “No dia em que Deus, por meio de Jesus Cristo, julgar OS SEGREDOS DOS HOMENS” (Rm 2.16).
6. “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as cousas ocultas das trevas, MAS TAMBÉM MANIFESTARÁ OS DESÍGNIOS DOS CORAÇÕES; e então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus” (1Co 4.5).
7. “..serve-o DE CORAÇÃO ÍNTEGRO e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento” (1Cr 28.9).
8. “..porque de nada me argüi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, POIS QUEM ME JULGA É O SENHOR” (1Co 4.4).
9. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma espírito, juntas e medulas, e APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E PROPÓSITOS DO CORAÇÃO” (Hb 4.12).
10. “Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, e sob a luz do teu rosto os nossos pecados ocultos” (Sl 90.8).
11. “Sonda-me, ó Deus, e CONHECE O MEU CORAÇÃO; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).
12. “Como águas profundas são os PROPÓSITOS DO CORAÇÃO DO HOMEM, mas o homem de inteligência sabe descobri-los” (Pv 20.5).
13. Ezequias: (2Cr 29-32; 2Rs 18-20; Is 36-39). Comparar com Davi (Sl 132.2-5).
“Ó Jesus, manso e humilde de coração; livra-me, Jesus, do desejo de ser estimado… amado… exaltado… honrado… louvado… preferido a outros… consultado… aprovado, do medo de ser humilhado… repreendido… esquecido… ridicularizado… prejudicado… de ser alvo de suspeitas. E, Jesus, concede-me a graça de desejar que outros possam ser mais amados do que eu; mais estimados do que eu; que na opinião do mundo outros possam crescer e eu diminuir, ser escolhidos e eu posto de parte, ser louvados e eu passe despercebido, ser preferidos a mim em tudo; que outros possam tornar-se mais santos do que eu, contanto que eu me torne tão santo quanto devo ser.” (Autor desconhecido).
Em tudo o que de fato importa para o SENHOR é formar em nós o caráter DELE…. os planos DELE são maiores que meus planos! Quão maravilhoso é saber que as adversidades, as dores da vida, que de fato me levam ao encontro do amor do PAI. Saber que quando há o sofrimento há junto bálsamo… Que maravilha: Jesus é tudo em nós!!!
Jesus propós uma parábola sobre a prosperidade dos perversos “O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? … Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” Lc 12:16-21 o tesouro construído nos céus não perece… nossa pátria é celestial !!!!