Ex 28 – 29
Ex 28: 36 – “Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao Senhor.”
São tantos os detalhes do tabernáculo e da roupa que os sacerdotes deveriam usar. Mas Deus estava fazendo aquilo tudo para manter sua aliança com seu povo. Esse versículo de Ex 28: 36 deixa claro o que Deus realmente queria da sua nação: Santidade ao Senhor! Deus queria um povo totalmente separado pra Ele, separado dos prazeres do mundo, assim como Moisés que preferiu ser maltratado com o povo a usufruir dos prazeres transitórios do pecado considerando o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão (ver Hebreus 11: 24 – 26).
No final do capítulo 29 Deus fala: “Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados, e consagrarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes. E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. E saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor, seu Deus.”
Graças a Jesus hoje todos nós podemos ser sacerdotes e nos achegar a sua presença e nos relacionar com o Pai. Jesus é o único caminho de ligação com Deus. Só através de Cristo podemos cumprir o propósito eterno de Deus.
Achei um site com algumas imagens do tabernáculo, a arca, a mesa, a roupa do sacerdote, etc. Vale à pena dar uma olhada pra ver mais ou menos como que tudo isso foi feito:
A fé que justifica é a mesma fé que santifica e sem santificação ninguém verá a Deus, não queira chegar face a face com Deus em pecado, não queira que a ira de Deus venha sobre você, seja santo como Ele é santo. Cristo em vós, a esperança da glória…
Sem a santificação ninguém verá ao Senhor…desde o principio Ele deixa isso claro! Ser santos como Ele é santo! Ele exige isso de nós, mas é Ele mesmo quem nos capacita! Ele nos enche de sabedoria e nos torna hábeis para cumprir a sua vontade!
Santificação não tem limite! É ser cada vez mais separados do mundo! deixar de lado até as coisas lícitas e buscar somente as coisas lá do alto!
É verdade, Ingrid.
Não existe limites para a santificação. Jesus disse que faríamos obras ainda maiores. Creio que Ele disse isso porque não queria limitar a nossa santificação. O ser semelhantes a Jesus é um crescimento diário e não para nunca.
“Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”…Mt 5:8
“…Quem há de permanecer no seu santo lugar?
O que é limpo de mãos e puro de coração…” Sl 24:3
Beijinhos
[amém! santidade ao Senhr vai nos levar ao encontro com Ele]
em êxodo29.18 fala sobre as ofertas queimadas ao Senhor que subiam como cheiro suave à Ele…
Jesus foi o sacrifício definitivo que subiu como cheiro suave ao Senhor! améem!
ao Senhor agradou moê-lo pra gente teracesso direto à Ele!
maravilhoso o nossso Deus!
“Maravilhoso é estar em Tua presença, Maravilhoso é poder Te adorar Maravilhoso é tocar nas Tuas vestes, maravilhoso é Te contemplar Senhor!”