Ex 28 – 29

Ex 28: 36 – “Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao Senhor.”

São tantos os detalhes do tabernáculo e da roupa que os sacerdotes deveriam usar. Mas Deus estava fazendo aquilo tudo para manter sua aliança com seu povo. Esse versículo de Ex 28: 36 deixa claro o que Deus realmente queria da sua nação: Santidade ao Senhor! Deus queria um povo totalmente separado pra Ele, separado dos prazeres do mundo, assim como Moisés que preferiu ser maltratado com o povo a usufruir dos prazeres transitórios do pecado considerando o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão (ver Hebreus 11: 24 – 26).

No final do capítulo 29 Deus fala: “Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados, e consagrarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei Arão e seus filhos, para que me oficiem como sacerdotes. E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. E saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor, seu Deus.”

Graças a Jesus hoje todos nós podemos ser sacerdotes e nos achegar a sua presença e nos relacionar com o Pai. Jesus é o único caminho de ligação com Deus. Só através de Cristo podemos cumprir o propósito eterno de Deus.

Achei um site com algumas imagens do tabernáculo, a arca, a mesa, a roupa do sacerdote, etc. Vale à pena dar uma olhada pra ver mais ou menos como que tudo isso foi feito:

http://www.promessasdejesus.com.br/tabernaculo.htm