Ex 30 – 32

Ex 32: 7 – 8 – “Então, disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu e depressa se desviou do caminho que lhe havia eu ordenado; fez para si um bezerro fundido, e o adorou, e lhe sacrificou, e diz: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.”

Depois de tudo que Deus havia feito para tirar o povo do Egito, todos os sinais e maravilhas, todos os milagres, o povo já vinha murmurando e Deus continuava suprindo todas as suas necessidades. Deus então chama seu povo para dar início a um relacionamento, mas eles, com medo, pedem para que Moisés vá e diga-lhes tudo que deveria ser feito. Moisés vai e Deus passa 40 dias o orientando de tudo que deveria ser feito para que Israel vivesse em santidade e crava tudo em duas tábuas. Mas o povo não teve paciência para esperar e fez para eles um objeto, um bezerro do ouro tirado deles próprios para adorá-lo e oferecer sacrifícios.

A que ponto o pecado cega! Como pode ser possível adorar um objeto que nada é e nada faz, criado pelo próprio homem. E o Deus todo poderoso das obras maravilhosas? E o Senhor que salva e liberta? Ainda bem que Moisés estava lá para interceder pelo povo, porque senão seriam todos destruídos. O que seria justo, afinal o salário do pecado é a morte, mas a misericórdia de Deus se manifesta sempre que Ele não nos dá o que merecemos. No caso o povo merecia morrer, mas Deus não deu a eles o que mereciam: a morte, permitindo-lhes viver graças a sua misericórdia.

Moisés suplicou pelo povo e chegou a colocar sua salvação em jogo (Ex 32: 32) para que Deus os perdoasse. Se não tem alguém que interceda pela igreja, pelo país, pelos governantes, pelos amigos da escola, do trabalho, pelas autoridades, etc. Como Deus vai exercer sua misericórdia? Precisamos levar a Deus as causas desse mundo e clamar para que sua misericórdia alcance nossas cidades, estados, países, o mundo. Nosso papel não é só proclamar e falar as maravilhas de Deus. Mas também orar, clamar, suplicar e interceder pelas vidas. Essa é a vontade de Deus!

Vale observar também que Josué não estava junto com o povo. Em Ex 24: 13 diz que Josué havia subido com Moisés e em Ex 32: 17 nos mostra que Josué estava voltando com Moisés e ainda não sabia o que tinha acontecido. Isso vai ajudar a entender mais pra frente por que ele entrou na terra prometida e como ele foi usado por Deus depois de Moisés.