I Sm 18 – 20
I Sm 18: 7 – “As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.”
Depois que Deus rejeita Saul, Davi é ungido por Samuel para ser o próximo rei e o Espírito do Senhor se apossa dele de forma que tudo que ele fazia o Senhor era com ele (I Sm 16: 13). Quando Golias se levanta e desafia os judeus, Davi se manifesta dizendo: “Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (I Sm 17: 26) e mesmo repreendido por seu irmão ele continua firme (I Sm 17: 28 – 30). Davi não se intimida com os quase três metros de Golias (I Sm 17: 4), pois confiava em Deus e desafia e mata o gigante.
Com isso a fama de Davi começa a se espalhar e ele, que já havia conquistado a confiança de Saul (I Sm 16: 21), começa a ser motivo de preocupação para o rei. Saul começa a sentir inveja, se sentir ameaçado e planeja matar Davi, mas Deus era com Davi de forma que Saul não foi bem sucedido em seus planos.
A atitude de Saul para com Davi, inveja, ciúmes e ódio, a atitude de Davi para com Saul, respeito, honra, submissão e amor e posteriormente a atitude de Davi para com Absalão, seu filho que tentou tomar o seu trono, desprendimento, confiança e obediência em Deus, estão maravilhosamente narradas no livro: O Perfil de Três Reis, todo discípulo precisar ler este livro para conhecer melhor o princípio bíblico de autoridade e submissão, e o que é ser ungido pelo Senhor. Quando Deus delega a Sua autoridade para alguém é melhor nos sujeitarmos.
Saul não queria perder o reino e achava que podia intervir nos planos de Deus ao tentar matar Davi.
Que tolice achar que podemos nos esconder de Deus ou mudar seus planos!
Somente uma atitude nossa pode tocar a vontade de Deus, um coração humilhado e totalmente quebrantado!
Saul tornou-se um soberano injusto e cruel, um tirano em suas atitudes em relação a Davi, pois buscava matá-lo para manter-se no trono. Porém, qdo Davi é questionado para tomar uma atitude contra Saul, ele responde: “O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.”
ATITUDE DE SUBMISSÃO!
se Deus é por nós QUEM será contra nós?
Em 1Sm19:18-24, Davi numa atitude de sabedoria, buscando salvar a sua vida,vai ao encontro de Samuel, sacerdote de Deus, a fim de se aconselhar e se proteger, pois só em Deus temos a verdadeira proteção e a sabedoria para nos mostrar o caminho certo.
Saul sabendo do rumo que Davi tinha tomado manda dois grupos de mensageiros que tentam capturar Davi, não obtendo exito, ele mesmo,Saul, vai tentar capturar Davi em Ramá. Todas essa tentativas foram frustados pelo Senhor, pois a única coisa que Saul e os mensageiros conseguiram fazer é profetizar.
Quando a presença do Senhor está em algum lugar todas as trevas têm que se retirar e todo joelho se dobra para adorar ao Deus vivo.