I Sm 16 – 17
I Sm 16: 1 – “Disse o Senhor a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei”
Depois de Deus ter rejeitado Saul, em I Sm 15: 35 diz que Samuel tinha pena de Saul e logo no versículo seguinte em I Sm 16: 1 Deus chama atenção de Samuel: “Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado…”
Sentir pena e ter misericórdia podem parecer a mesma coisa aos olhos do homem, mas são coisas distintas. Da pena que Samuel tinha de Saul, Deus não compartilhava. O sentir pena é um simples sentimento humanista que temos segundo nosso julgamento de determinadas situações, quando olhamos com nossos olhos e exercemos o nosso juízo. Isso atrapalha o cumprimento do propósito de Deus e Samuel teve que ser corrigido pelo Senhor para que Ele continuasse fazendo sua vontade.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lamentações 3: 22)
A misericórdia é uma característica de Deus e graças a ela podemos ser salvos. Olhar com misericórdia é olhar com os olhos de Deus segundo a sua justiça e nós podemos ter essa característica através da vida de Cristo em nós. Quanto mais conhecemos a Deus, mas aprendemos a ser misericordiosos e amar como Jesus.
Deus é plenamente justo e plenamente misericordioso!
A criança entregue a si mesmo envergonha a sua mãe. Como crianças somos tolos querendo viver segundo os nossos sentimentos e emoções, segundo a nossa mente, nosso intelecto e nossa razão, ou segundo a nossa vontade. O homem guiado por sua alma envergonha o seu Pai e Criador. Temos que obedecer mesmo sem entender, a obediência precede a revelação. Pena é um sentimento da alma e misericórdia um atributo de Deus que nos é dado pelo Espírito Santo.
Quando o que nos motiva a fazer algo pelo outro é pena, passamos a mão na kbça e encombrimos seus erros. Mas qdo agimos com misericódia falamos a verdade em amor, isso produz vida.
amém..
e como sentimentos são humanos, eles passam..