I Re 22 – II Re 1

I Re 22: 14 – “Respondeu Micaías: Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei.”

Um certo cântico diz: “engrandecerei e exaltarei teu nome; diante dos reis e dos poderosos eu louvarei a ti, Jesus.” Muitas pessoas cantam sem pensar o compromisso que elas estão fazendo diante de Deus. O que significa exaltar e engrandecer o nome de Jesus diante de reis e poderosos? O que é ser um profeta ousado para Deus?

Eu creio que a ousadia que Deus espera de nós é simples e é bem exemplificada por Micaías. Pois os reis de Israel e de Judá discutiam se deveriam ir à peleja contra o rei da Síria e foram consultar os profetas. Todos os profetas disseram para eles irem, pois o Senhor os entregaria nas suas mãos, mas quando Josafá (rei de Judá e homem reto diante de Deus) pergunta a Acabe (rei de Israel e homem que desagradava a Deus) se havia algum outro profeta, Acabe responde: “Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá.” (I Re 22: 8). Mas Josafá insiste em chamá-lo.

Quando o mensageiro do rei vai chamar Micaías, ele diz: “Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem.” (I Re 22: 13). E então Micaías responde dizendo que falaria aquilo que o Senhor lhe dissesse. Então Micaías diz que Acabe morreria em frente aos reis e poderosos.

A ousadia que Deus quer de nós é fruto de um esvaziamento tão grande que deixamos de nos preocupar com as conseqüências de falar suas verdades, ficamos simplesmente prontos a obedecer qualquer ordem e falar tudo exatamente como Ele nos ordenou sem humanismo. Nos importa agradar ao Senhor somente. Temamos a Ele!