I Re 20 – 21
I Re 21: 20 – “E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.”
Deus havia entregado Bem-Hadade nas mãos de Acabe, mas mesmo assim o deixou escapar depois de fazer aliança ele. Em seguida a dupla Acabe e Jezabel volta a fazer o que era mau perante o Senhor ao matar Nabote para poder ter sua vinha. Acabe foi o rei que mais desagradou o coração de Deus (I Re 21: 25 – 26) e por isso ele se refere a Elias como um inimigo, pois ele expunha tudo o que o Senhor determinava.
O profeta fala o que Deus quer, independente do que o povo quer ouvir. Para o homem fiel a Deus, as profecias são palavras de ânimo, alegria, esperança, edificam, exortam e cooperam para sua santificação. Para o homem infiel a Deus, o profeta é um inimigo, pois suas palavras revelam a ira de Deus contra toda iniqüidade e transgressão e sua profecia é amarga e traz medo, pois lembra que Cristo reina e já venceu a morte e quem não está em Cristo terá a morte eterna.
Nós temos que ser o que os homens chamam de ´´inconveniente“… Como profetas de Deus, não podemos ter medo de falar a verdade aos perdidos! Assim como Elias, falou com ousadia, falemos também nós, afim de ganhar a vida daqueles que estão perdidos!
“…(o mundo) me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.” Jo 7:7
Nada que vem do homem é aproveitável a Deus, se alargamos a porta do reino de Deus criamos uma multidão de iludidos.
Senhor, nos ensine a sermos firmes e a pregar o verdadeiro evangelho.
Nosso Deus é justo, e sem contradição Ele é misericordioso. No 21, é lindo ver que apesar de Acabe ter sido o rei que mais desagradou o Senhor, quando ele se humilha, Deus adia o mal que viria sobre Ele, pq Ele se agrada de um coração humilde.
Ef 4:15-16 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
1 Co 16:14 – Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.
amém!
não devemos falar palavras que as pessoas gostem de ouvir, devemos estar sensíveis ao Espírito Santo, e falar o que Jesus quer que falemos!
Corremos o risco de sermos falsos profetas quando não dependemos do Senhor ao aconselharmos vidas. Todo conselho, exortação ou encorajamento deve vir do Senhor. Nossas opiniões são humanistas e não produzem mudança de vida.
Nunca podemos trocar a dependência pela experiência. Temos que estar sempre buscando em Deus a direção, a sabedoria e o conselho pra tudo.
Devemos falar a verdade de Cristo, e não nos intimidarmos com que tipo de pessoas falaremos: amigos, parentes, autoridades e governantes, temos que ser como Elias diante de um Rei que naquela época mandava tirar a vida de quem ele quisesse, mas antes de tudo Elias sabia que Deus estava no controle e o que importava era fazer a sua vontade.
“Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.
Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?
Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.
Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. ”
Jr 23:28-32