I Re 20 – 21

I Re 21: 20 – “E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.”

Deus havia entregado Bem-Hadade nas mãos de Acabe, mas mesmo assim o deixou escapar depois de fazer aliança ele. Em seguida a dupla Acabe e Jezabel volta a fazer o que era mau perante o Senhor ao matar Nabote para poder ter sua vinha. Acabe foi o rei que mais desagradou o coração de Deus (I Re 21: 25 – 26) e por isso ele se refere a Elias como um inimigo, pois ele expunha tudo o que o Senhor determinava.

O profeta fala o que Deus quer, independente do que o povo quer ouvir. Para o homem fiel a Deus, as profecias são palavras de ânimo, alegria, esperança, edificam, exortam e cooperam para sua santificação. Para o homem infiel a Deus, o profeta é um inimigo, pois suas palavras revelam a ira de Deus contra toda iniqüidade e transgressão e sua profecia é amarga e traz medo, pois lembra que Cristo reina e já venceu a morte e quem não está em Cristo terá a morte eterna.