II Re 8 – 9

II Re 8: 11 – 12 – “Olhou Eliseu para Hazael e tanto lhe fitou os olhos, que este ficou embaraçado; e chorou o homem de Deus. Então, disse Hazael: Por que chora o meu senhor? Ele respondeu: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; deitarás fogo às suas fortalezas, matarás à espada os seus jovens, esmagarás os seus pequeninos e rasgarás o ventre de suas mulheres grávidas.”

A sensibilidade de Eliseu no espírito era tão grande que ele não somente ouvia com clareza as coisas que Deus iria fazer, mas também compartilhava do mesmo sentimento (creio que esse compartilhamento era num grau muito menor, pois não acho que temos estrutura física para sentir toda tristeza de Deus com o pecado ou alegria com a conversão).

Nós, discípulos de Jesus, temos que estar sensíveis no espírito para ouvir a voz de Deus e compartilhar do seu sentimento também. Quantos de nós já não choramos e nos entristecemos amargamente ao ver o pecado se manifestando tão deliberadamente entre os jovens que vivem no mundo hoje em dia? Ou por ter algum amigo ou ente próximo que ainda vive em pecado e não conheceu os caminhos de Deus? Ou ao ler toda a infidelidade do homem para com o Senhor na Bíblia? Mas por outro lado, quantos de nós já não choramos de alegria e regozijo ao ver sua imensa fidelidade e amor por nós? Ou ver o grande milagre da conversão na vida de amigos e entes queridos? Ou ao ver jovens que abriram mão dos prazeres do mundo para viver em santidade?

Que tenhamos nosso coração ligado ao coração de Deus para nos alegrarmos com o que Ele se alegra e nos entristecermos com o que Ele se entristece.