I Cr 10 -12

I Cr 12: 14 – “estes, dos filhos de Gade, foram capitães do exército; o menor valia por cem homens, e o maior, por mil.”

É interessante ver as histórias dos valentes de Israel. Homens fortes e poderosos que tiveram grandes conquistas. Nessa leitura de I Crônicas mostra alguns exemplos: homens que uma lança feriram 300 homens de uma vez, homens que feriram gigantes, homens que valiam por cem e até por mil homens. O rosto deles era como o de leões, mas eram ligeiros como as gazelas, eles eram praticamente invencíveis.

Mas voltando ao reinado de Davi, estamos falando de uma época de regozijo em Israel (I Cr 12: 40) na qual Deus era com o povo. Por mais fortes e valentes que seus homens fossem, bastava eles deixarem de seguir os estatutos do Senhor para serem dominados. Eu imagino esses homens com muita força e brutalidade, homens rudes e valentes. Mas por mais fortes que eles fossem nada eram sem o Senhor, porque Deus era a verdadeira força daquele exército. Assim somos nós, totalmente inúteis para o propósito de Deus, sem Ele nada podemos fazer. Cristo em nós é a esperança da glória (Colossenses 1: 27).