I Cr 13 -16
I Cr 15: 12 – 14 – “e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o Senhor, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel.”
Num primeiro instante, Uzá e Aiô estavam conduzindo a arca em direção a terra de Judá, quando os bois tropeçaram e arca cambaleou, Uzá esticou o braço para segurar a arca e morreu. Davi temeu a arca e deixou na casa de Obede-Edom, que foi muito abençoado com ela (I Cr 13).
A mesma arca que gerou morte a Uzá, muito abençoou Obede-Edom. Isso mostra uma característica de Deus de ser firme com sua justiça ao mesmo tempo que é amoroso e misericordioso. Davi fez certo em temer a Deus pela manifestação da seu juízo que se deu conta Uzá e por isso ele teve uma atitude diferente no segundo instante: Davi separa os cabeças das famílias dos levitas e manda eles se santificarem para fazerem subir a arca.
Deus se agrada de quem abraça a responsabilidade de ser cabeça e isso começa com a carga que cada um tem em fazer a vontade de Deus. Mas com autoridade vem responsabilidade e é preciso conhecer bem esse Deus tão grande em misericórdia, amor e justiça. Cresçamos em conhecer a Cristo e temê-Lo, busquemos de todo o coração cumprir o seu propósito e que sintamos honrados sempre que o Senhor nos atribuir uma responsabilidade (cuidar de vidas, ser pai ou mãe, ser líder de grupo caseiro, pastor, etc.). A nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e com tremor (Filipenses 2: 12).
1 COR 16: 15 Vocês conhecem Estéfanas e a família dele. Vocês sabem que eles foram os primeiros cristãos convertidos na província da Acaia e que eles têm se dedicado ao serviço do povo de Deus. Peço a vocês, meus irmãos,
16 que sigam a orientação deles e dos outros que os ajudam e trabalham com eles.
1 TESS 5:12 Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los.
13 Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por cau-sa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros.
HEB. 13:17 Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.
QUAL É O PROPÓSITO DA AUTORIDADE NA IGREJA?
Para cumprir a grande comissão: “Ide, fazei discípulos…” (Mt 28.19-20). A autoridade está para ensinar, educar na justiça, instar, aconselhar, ordenar, corrigir, consolar, repreender, disciplinar, animar e a-bençoar (2Tm 2.2; 3.14-17; 4.1-4; Tt 2.11-15; 3.8-11).
QUEM SÃO AS AUTORIDADES DELEGADAS NA IGREJA?
1. CRISTO Ef 1.20-22.
2. PALAVRA Mt 7.24; Jo 15.10; Cl 3.16-17. Ninguém pode dizer que é submisso a Cristo e sua igreja se não obedece à palavra do Senhor.
3. APÓSTOLOS At 2.42; 20.17; 2Ts 3.4,6,10,12; 2Co 11.34; 16.1; Tt 1.5. Os apóstolos determinavam a doutrina e usavam amplamente a autoridade que Deus lhes havia outorgado. A igreja continua necessi-tando desse ministério. Continua precisando que os apóstolos ordenem tudo, estabeleçam o reino de Deus com clareza e firmeza.
4. PASTORES Ef 4.11, 1Tm 5.17. Estes, como os após-tolos, profetas e evangelistas, são ministérios específicos de governo e têm a responsabilidade de manterem o ensino, a visão, a doutrina sempre firmemente claros, cuidando para que não percam sua consistência, e fiquem fofos.
5. PATERNA Ef 5.22-24; 6.1-3; 1Co 11.3. O homem é o cabeça, autoridade delegada por Deus no seu lar, isto porque o Senhor assim o constitui para o desenvolvimento harmônico da família. O homem não deve ser “ditador” nem tão pouco um “frouxo”. Ele deve ordenar, governar sua casa dentro dos princípios divinos, com amor. O cabeça deve sempre procurar escutar o ponto de vista de sua esposa. E a mulher deve deixar com o marido a responsabilidade da decisão. A mulher e os filhos precisam da proteção e da autoridade do esposo e pai em todas as áreas de suas vidas. É assim que Deus determinou, mesmo que ele, marido ou pai, seja incrédulo.
6. GUIAS 1Co 16.16; 1Ts 5.12-13; Hb 13.17. Todos devem estar ligados por “juntas” ou “ligamentos”, no corpo de Cristo (1Co 12.12-13). São estes que nos unem ao corpo, nos presidem e nos fazem conhecer as ordens do cabeça, nos ensinam e nos conduzem, guiando-nos no caminho do Senhor , sem necessariamente serem pastores. Isto faz um corpo coeso e firme.
7. UNS AOS OUTROS Ef 5.21; 1Pe 5.5. Isto embeleza a casa de Deus. Livra a igreja de uma hierarquia religiosa. Todos se comunicam entre si compartilhando a palavra do Senhor, aconselhando ou mesmo corrigindo uns aos outros.
AUTORIDADES DELEGADAS NA IGREJA.
A igreja de Cristo é governada por Cristo e, não, pelo povo. Não existe democracia na igreja, porque a igreja não é do povo, é de Deus. O que existe é a teocracia: o governo de Deus através de suas autoridades delegadas.
É impossível edificar a alguém que não se submete à autoridade. Não há nada mais frustrante do que apascentar “cabras e bodes”. Um filho espiritual obedece naturalmente.
Hoje se prega um Deus humanista, o homem quer entender o que Deus pensa comparando-O consigo mesmo. Precisamos ir na Palavra para conhecermos ao Senhor, senão corremos o risco de sofrermos o dano como Uzá.
“Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.” Pv 2:1 a 5
com certeza deve ser uma respondsabilidade ser cabeça,
nós precisamos orar pelos nossos pastores, discipuladores, e uns pelos outros…