I Cr 13 -16

I Cr 15: 12 – 14 – “e lhes disse: Vós sois os cabeças das famílias dos levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois, visto que não a levastes na primeira vez, o Senhor, nosso Deus, irrompeu contra nós, porque, então, não o buscamos, segundo nos fora ordenado. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel.”

Num primeiro instante, Uzá e Aiô estavam conduzindo a arca em direção a terra de Judá, quando os bois tropeçaram e arca cambaleou, Uzá esticou o braço para segurar a arca e morreu. Davi temeu a arca e deixou na casa de Obede-Edom, que foi muito abençoado com ela (I Cr 13).

A mesma arca que gerou morte a Uzá, muito abençoou Obede-Edom. Isso mostra uma característica de Deus de ser firme com sua justiça ao mesmo tempo que é amoroso e misericordioso. Davi fez certo em temer a Deus pela manifestação da seu juízo que se deu conta Uzá e por isso ele teve uma atitude diferente no segundo instante:  Davi separa os cabeças das famílias dos levitas e manda eles se santificarem para fazerem subir a arca.

Deus se agrada de quem abraça a responsabilidade de ser cabeça e isso começa com a carga que cada um tem em fazer a vontade de Deus. Mas com autoridade vem responsabilidade e é preciso conhecer bem esse Deus tão grande em misericórdia, amor e justiça. Cresçamos em conhecer a Cristo e temê-Lo, busquemos de todo o coração cumprir o seu propósito e que sintamos honrados sempre que o Senhor nos atribuir uma responsabilidade (cuidar de vidas, ser pai ou mãe, ser líder de grupo caseiro, pastor, etc.). A nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e com tremor (Filipenses 2: 12).