Pv 1 – 4

Pv 3: 7 “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.”

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” (Pv 4: 23 – 27)

O temor é o princípio do saber (Pv 1: 7), a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem (Salmos 25: 14) e o Senhor trata os retos com intimidade (Pv 3: 32). Dá para percebermos que existe uma próxima relação entre o temor do Senhor, a sabedoria, a intimidade do Senhor e ter uma vida reta.  Podemos dizer que o temor do Senhor produz sabedoria para viver uma vida reta cheia de intimidade com o Senhor. Mas sabemos que a intimidade com o Senhor gera mais temor, mais sabedoria, mais vida reta e nesse ciclo a tendência é que esses quatro fundamentos cresçam na vida de todo o discípulo.

Se não somos radicais em viver em santidade, nos tornamos néscios, imprudentes. Com isso deixamos de temer a Deus e perdemos nossa intimidade com Ele. Da mesma forma que um fundamento produz o crescimento dos outros, a falta de um produz a queda de todos os outros. O livro de Provérbios atenta não apenas para as bênçãos de quem vive uma vida reta, mas também chama a atenção para os que cambaleiam:

“Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto me aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor d Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão. Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.” (Pv 1: 28 – 32)

Hoje é tempo de alcançarmos a misericórdia de Deus. É tempo de perdão. Ele ainda está pronto a responder e se deixar achar. Precisamos ser radicais em viver uma vida reta, pois nossa santidade é para Deus! Temamos a Ele! Sejamos íntimos dEle! Sejamos sábios não aos nossos olhos, mas aos olhos dEle que nos ensina os seus preceitos e nos guia no caminho em que devemos andar.