Mt 13 – 14

Mt 14: 29 – “E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.”

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (II Coríntios 3: 18)

Havia um homem que havia crescido com muitos complexos, pois tinha sido muito mal-tratado pelos seus pais; tudo o que ele fazia de errado seus pais o acusavam duramente e o chamavam de feio, de forma que ele cresceu ouvindo de seus pais que ele era muito feio. Aquilo tudo foi tão traumatizante que ao crescer ele tampou o espelho de sua casa para não ver mais sua face e procurou um psicólogo para tentar se tratar. O psicólogo ao ouvir sua história lhe disse que seu problema não se tratava de um complexo, mas porque de fato ele era muito feio. Aquele rapaz começou a reclamar do psicólogo quando ele o interrompeu dizendo que só tinha falado aquilo porque tinha uma solução. O psicólogo tinha consigo uma foto mágica de um ator muito bonito que poderia emprestar para o rapaz complexado, de forma que quanto mais aquele rapaz olhasse para a foto se tornaria mais e mais parecido com aquele ator.

O versículo de II Coríntios diz que essa foto existe para curar nossa feiúra interior. Nosso pecado nos estragou por completo e nos fez feios, horríveis. Mas quando olhamos para Jesus, o simples exercício de olhar para Cristo faz com que sejamos transformados de glória em glória, na sua própria imagem. Quando olhamos para Jesus nos tornamos mais parecidos com Ele.

Vejamos o exemplo de Pedro, quando ele olhou para Jesus e obedeceu sua voz, Pedro andou por sobre as águas. Ao olhar para Jesus, Pedro fez o que é impossível. Mas seguindo a leitura, vemos que Pedro reparou na força do vento e teve medo, sendo assim ele começou a submergir. Quando olhamos para as circunstâncias, nós afundamos.

Temos que manter nossos olhos em Cristo em todo o tempo, pois somente dessa forma poderemos andar longe de toda ansiedade desse mundo, poderemos andar no padrão elevado de Cristo e seremos transformados dia a dia a sua imagem, sendo cada vez mais parecidos com Jesus.