Ct 1 – 8
Ct 4: 12 – “Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada.”
Cantares é um livro que não só mostra o amor que deve existir entre o marido e a mulher de uma forma pura, fiel e totalmente entregue um ao outro; mas também mostra como é o amor entre Cristo e a igreja. Pois como vemos em várias passagens na Bíblia, a igreja é como a noiva que se sujeita a Cristo, o cabeça. Nós como igreja somos totalmente reservados a Cristo, somos jardim fechado, esse é o padrão de santidade que o Senhor quer de nós, que sejamos totalmente separados para Ele. Sendo assim, nós como igreja podemos declarar ao nosso amado Senhor Jesus Cristo:
“Dize-me, ó amado de minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes repousar pelo meio-dia, para que não ande eu vagando junto ao rebanho dos teus companheiros?” (Ct 1: 7)
“Qual a macieira entra as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os jovens; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar.” (Ct 2: 3)
“encontrei logo o amado de minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora.” (Ct 3: 4)
Quando conhecemos Jesus é natural que exista essa entrega. Não queremos mais nos contaminar com as coisas do mundo, ser reservados apenas para Ele é uma honra, uma alegria, um privilégio, pois o amor de Cristo é incomparável, é acolhedor, é doce, é completo! Uma vez que o encontramos, nos agarramos a Ele e não o deixamos jamais!
UMA VISÃO DO REINO
O DESENVOLVIMENTO DO PROPÓSITO DE DEUS
Introdução
Quando entramos numa empresa contratado para ocuparmos qualquer cargo, para realizarmos qualquer serviço, nós não somos convidados a ficar passeando pela empresa para vermos ou sentirmos como a empresa funciona e, perdidos sem orientação, esperarmos nos identificar com algum setor onde poderemos tentar nos encaixar. Pelo contrário somos logo apresentados a um superior que nos mostra tudo, nosso local de trabalho, nossas ferramentas de trabalho, o manual de como usar estas ferramentas, etc. Assim também é no Reino de Deus, nós quando passamos a fazer parte da Igreja Gloriosa, precisamos visualizar todo o propósito de Deus para nossas vidas desde o começo como discípulo até o descobrimento e utilização de nossos dons e ministério.
Uma vez em um avião em pane, com o painel apagado por defeito elétrico, o piloto perdido e sem visualização devido ao mal tempo, começou a rodar em círculos e para acalmar os passageiros, anunciou: Estamos perdidos, mas não se preocupem, pois estamos no horário. Muitas vezes a igreja encontra-se da mesma forma, perdida, mas no horário.
Quem é Deus?
“No princípio criou Deus o céu e a terra”. Gênesis 1:1
“O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito”. João 3:6
O Propósito de Deus
O propósito do Pai é ter uma família, filhos e filhas segundo o seu coração, não bonecos, robôs ou “vaquinhas de presépio”, mas homens e mulheres que decidiram por livre e expontânea vontade crer n’Ele, amá-Lo e obedecê-Lo.
O propósito do Espírito Santo é ter uma habitação e o propósito do Filho é ter uma noiva.
“nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, para louvor e glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”. Efésios 1: 5-6
“Pois os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Romanos 8:29
Outros versículos: Efésios 3:14; Hebreus 2:10; Apocalipse 21:3,7 e 9
Edificando o Propósito
Este é o princípio de mordomia, administração ou economia, é a execução do propósito de Deus, o “por a mão na massa”. Tomar domínio, gerar ou produzir riquezas ou frutos.
“E desvendou-nos o mistério de sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão no céu como as que estão na terra”. Efésios 1:9-10
“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.
Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de deus o criou; macho e fêmea os criou”. Gênesis 1:26-27
A Queda
A) De Lúcifer (surge o “reino” satânico)
“Já foi derrubada na cova a tua soberba, juntamente com o som dos teus alaúdes; os gusanos debaixo de ti se estendem, e os vermes te cobrem.
Como caístes do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como fostes lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte.
Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo.
Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo”. Isaías 14: 11-15
Outros versículos: Isaías 14: 15-23; Ezequiel 28:1-19; Apocalipse 12:12
B) Do Homem (associação do homem com Satanás destruindo a criação)
A alma do homem foi corrompida: vontade própria, pensamentos e emoções. Eu sou corrupto só que fui educado.
“Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. Romanos 3:12
Outros versículos: Gênesis 3; Romanos 3:10-18
O Evangelho do Reino
É o poder de Deus para destruir um “reino” rival e restaurar a criação (o homem).
“Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Pois nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé”. Romanos 1:16-17
“Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo”. I João 3:8
Outros versículos: Colossenses 2; Romanos 3:24-26
A Porta, o Caminho e a Vida (o Alvo)
“Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram”. Mateus 7:14
A) A Porta – Proclamação
“Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Entrará e sairá, e achará pastagens”. João 10:9
“Eu te darei as chaves do reino dos céus;…”. Mateus 16:19a
As chaves para que a porta seja aberta é o arrependimento, o batismo nas águas por emersão (que é o assinar do contrato) e o batismo no Espírito Santo (Atos 2:38)
B) O Caminho – Edificação
Edificar é colocar o que falta.
“A ele anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.
Para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente”. Colossenses 1:28-29
“… tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, …”. Efésios 4:12-13
C) O Alvo – Glorificação
“… para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. Efésios 4: 14-16
Outros versículos: Apocalipse 21:9-27 com 22:1-5
O Ministério do Reino (Serviço)
“… É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em none do Pai e do Filho e do espírito santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século”. Mateus 28:18-20
“Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento”. I Coríntios 3:6
“Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Marcos 10:45
O ministério do Reino tem por objetivo pôr o evangelho em marcha(Lucas 9:1-6;Lucas 10:1-3,8,9), para que o “reino” de satanás seja destruído e a criação restaurada, para que possamos ver o Reino de Deus reedificado, realizando portanto o propósito inicial e eterno de Deus e O satisfazendo.
O Conselho de Deus
“Agora, na verdade, sei que nenhum de vós, entre os quais passei pregando o reino de Deus, jamais tornará a ver o meu rosto.
Portanto, hoje vos declaro que estou inocente do sangue de todos.
Pois nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”. Atos 20:25-27, observe que o conselho de Deus pode ser anunciado por inteiro em um determinado período de tempo (dois anos no caso de Paulo aos Efésios, no texto acima).
I) Seu Conteúdo
Glória
“Eu te gorifiquei na terra, concluindo a obra que me deste para fazer”. João 17:4
A) Graça (Carisma)
“O Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Vimos a sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1:14
O Espírito Santo
Poder, Autoridade, Unção
Carisma (Coisas do Espírito Santo)
a) Dons do Espírito Santo
b) Fruto do Espírito Santo
B) Verdade (Caráter)
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. João 17:17
Palavra
a) Verdades (Kerigma)
Proclamação (sempre de pé)
Fé
Fundamentos da Fé (Hebreus 5:6)
b) Mandamentos (Didache)
Ensino (sempre sentado)
Obediência
Sã Doutrina (Tito 2)
II) Sua Estrutura (Trabalhadores)
Pai, Filho, Espírito Santo
Efésios 1: 3-14 (Obra completa)
Os Ministérios
Efésios 4:11
Presbíteros e Diáconos ( I e II Timóteo)
Rebanho – Membros (Serviço)
em Cantares a noiva, desejava o amado dela a todo tempo..
assim tb nós devemos desejar o nosso Noivo!