Ec 7 – 12

Ec 10: 20 – “Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.”

Poderíamos medir o caráter de um homem pelas coisas que ele faria se soubesse que ninguém jamais descobriria. Quando estamos sozinhos será que nós realmente achamos que estamos sozinhos? Nossos segredos mais íntimos estão ocultos de fato? Será que nós teríamos coragem de expor todos os nossos pensamentos num telão para ser visto em público? O que nós fazemos quando ninguém está olhando?

Quando lemos nesse versículo para que nem em nosso pensamento venhamos a amaldiçoar o rei, fica muito claro que existe alguém que conhece os nossos pensamentos e todos os desígnios do nosso coração. Talvez sejamos capaz de esconder muitas coisas de todos os homens, mas nada estará oculto para Deus. Nossa vida é totalmente transparente para Ele e devemos saber que o pecado oculto será tratado com justiça, o pecado confessado, porém, será tratado com misericórdia. Não temos nada a esconder, pelo contrário, reconheçamos nossa fraqueza, sejamos transparentes, confessemos nossos pecados para que alcancemos misericórdia diante do Senhor e sejamos recebidos por Ele para obtermos tão grande salvação!

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, que sejam boas, quer sejam más.” (Ec 12: 13 – 14)