Is 57 – 59
Is 59: 1 – “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.”
Vale dar uma atenção especial no capítulo 58 de Isaías (transcrito abaixo). Pois a realidade daquele tempo em muito se assemelha aos dos dias de hoje. Muitos buscam a Deus com outros interesses. As vezes freqüentam reuniões, gastam tempo em orações, jejuns, leitura da palavra atrás de promessas de prosperidade, satisfação da alma e busca de justiça própria. No entanto Deus não se agrada disso. A linda promessa do capítulo 58 (podemos somar a promessa de Isaías 59: 21 também) é para aqueles que buscam a Deus de todo o coração, que se agradam da sua intimidade, tem deleite nos meios de graça, não tem pretensão nenhuma no atendimento de suas necessidades. Esse deve ser o nosso coração, esse é o verdadeiro deleite da vida e a boa notícia é que a mão de Deus está pronta para salvar e acolher o de coração contrito (Is 57: 15)
“Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados. Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus, dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Porque afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo. Jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?
Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhes em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda; então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.”
O Senhor tem que ser nossa plenitude, nossa maior alegria, nosso prazer. Nele somos, e toda nossa necessidade é Ele. Nossa vida deve ser sempre para agradá-lo.
A MENSAGEM EFICAZ
INTRODUÇÃO : Atos 1 e 2 é a Igreja tratando das coisas internas, entre muros. No Capítulo 3 ela sai, vai para a vitrine, sai para o palco, sai para ser vista. Começa a desempenhar a sua missão.
01. COMO PODEMOS SER EFICAZES ? AT 4.5-22
A. A nossa mensagem se tornará eficaz quando ela vem acompanhada de feitos. Vs 7.
O incomodo não está no que falavam, mas sim na manifestação de poder.
B. A nossa mensagem se tornará eficaz quando não houver mais culto a nenhuma personalidade humana. Vs 10 .
C. A nossa mensagem se tornará eficaz quando nosso discurso estiver centrado na cruz. Vs 11-12 .
Paulo em At 17 em Atenas, depois foi para Corinto e viu que nossa pregação não consiste de palavras persuasivas mas sim na demonstração de poder.
D. A nossa mensagem se tornará eficaz quando conhecermos a Jesus. Vs 13 .
E. A nossa mensagem se tornará eficaz quando a realidade for maior que a propaganda. Vs 16 .
F. A nossa mensagem se tornará eficaz quando a ameaça de contagio for real. Vs 17-18 .
G. A nossa mensagem se tornará eficaz quando o amor pela verdade for maior do que o amor pela nossa vida ou reputação. Vs 19-20 .
Obrigada Paizinho por que tudo o que preciso para ser feliz é a Sua vida em mim!!!