Jr 33 – 35
Jr 35: 15 – “As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje, não beberam; antes, obedecem às ordens de seu pai; a mim, porém, que, começando de madrugada, vos tenho falado, não me obedecestes.”
Deus chama Jeremias e manda que ele vá à casa dos recabitas oferecer vinho a eles. Quando Jeremias oferece eles recusam alegando que Jonadabe, filho de Recabe, havia dado algumas ordens específicas a seus filhos, dentre elas que não bebessem vinho.
Deus queria mostrar o que Ele esperava do povo de Israel é que eles tivessem a mesma fidelidade dos recabitas e seguissem os preceitos que Deus havia ordenado a seus pais. O Senhor que diversas vezes havia usado de misericórdia e provado sua fidelidade para com os judeus não tinha retorno do seu povo, que em todo tempo se desviava dos seus caminhos para seguir outros deuses.
O Senhor ainda disse por intermédio de Jeremias que não faltaria jamais homem da casa de Jonadabe que estivesse na sua presença, pois o Senhor honrou a fidelidade dos recabitas. Da mesma forma nosso Pai espera que sejamos fieis e guardemos sua aliança e passemos o ensino de geração a geração.
Ae Pessoal eu quero pedir perdão por não estar acompanhando a leitura do site.
Sempre recebo no email, mas nem vejo.
A partir de hj, eu qro fazer aqui uma aliança com vcs de sempre estar escrevendo um comentário no site. Menos sábado e domingo, pois nem sempre tenho acesso a internet.
Realmente a Fidelidade dos Recabitas é impressionante.
Eles guardaram um mandamento por gerações. QUE TEMOR ELES TINHAM. Realmente são um exemplo a ser seguido. Muito mais nós quardemos os mandamentos do Senhor. Com temor em nossos corações.
O que ensinar ao novo convertido
É comum a pessoa se converter entre nós, ser inserido no cotidiano da igreja sem, contudo ter a preocupação de dar razão para a sua fé no tocante a estrutura de funcionamento em que ele será inserido, e isto tem causado problemas no dia a dia deste novos, pois o mesmos ficam sem saber o porque das coisas, e começam a esperar que ele faça tudo o que é comum para os demais velhos na fé, estes podem ficar sem fazer algumas coisas, por lhes faltarem entendimento; E isto acontece, porque ficamos sem falar para eles sobre o modelo de funcionamento de igreja.
Penso que a primeira coisa a ser ensinada para o novo é uma palavra especifica, na qual possa dar ao recém convertido, diretrizes de modo simples, mas claro sobre o que e o porque de cada prática que ele será inserido, que o acompanharão por toda sua vida cristã.
Mt 28;18-20
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Aqui Jesus deixa claro que não apenas devemos ser batizados mais também ser ensinados a guardar todas as coisas que Ele tem ordenado.
Como poderei guardar aquilo que não conheço?
Portanto se faz necessário compreender que existem coisas que necessitarei saber que me levará não apenas conhecer, mas prosseguir em conhecer a Jesus.
Ef 4:13
Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
Existe uma proposta do Senhor para todos os que se tornam filhos do Senhor.
Deus quer que todos cheguemos a estatura de Cristo.
Como conseguiremos atingir este desejo de Deus?
1-Com a renovação da nossa mente:
Devemos passar por uma renovação de mente, isto é ter uma mente totalmente transformada por uma nova maneira de pensar, Deus quer que pensemos igual Ele pensa e para isto devemos desejar esta transformação, saber que através desta experiência poderemos experimentar a vontade de Deus.
Rm 12:2
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
2- Recebemos a mente de Cristo:
Para isto quando nos convertemos ganhamos a mente (modo de pensar de Cristo), algo que aprenderemos com uma reeducação
1 Cor 2:16
Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
3- precisamos ser reeducados:
Esta mente de Cristo foi dada a uma pessoa adulta, que já passou por uma educação secular, que já está cheia de conceitos e entendimentos e que agora necessita de uma reeducação conforme diz a bíblia.
TT 2:12
Educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
4- Ter um coração de Criança:
Como poderemos aceitar uma reeducação?
Tendo um coração de Criança, um coração simples.
Ter um coração de criança é fundamental para todos que querem ter o reino de Deus revelado e se tornar criança condição para herdar o reino de Deus.
Buscar este coração dia a dia para que Deus nos revele sua vontade.
Mt 18:2-4
E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
Mt 11:25,26
Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
5- Deus usará homens para nos transmitir os seus conselhos, seus ensinamentos.
Neste caso Deus usou a vida de Paulo, ou seja, um homem, para anunciar e ensinar tudo que é útil e todo o conselho Deus para os irmãos.
Deus além de falar o que Ele quer, também nos ensina como conseguiremos atingir estes objetivos: aprendermos qual é a sua vontade, através da ajuda de irmãos mais velhos na fé.
O discipulador deverá se atentar em dar três coisas ao novo através do ensino:
A- revelar a pessoa de Jesus;
B- levar o discípulo saber e viver os mandamentos do Senhor;
C- levar o novo a compreender a estrutura de funcionamento da igreja.
At 20:20,26,27
Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa,
Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos;
Porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio (conselho) de Deus.
Fl 4:9
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
2Tm 2:2
E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
Deus nos inseriu em um ambiente onde seja possível que este ensino e crescimento aconteçam, que são:
1- Discipulado: Lc 6:12,12; Lc 9:1,2; 1Tm 1:2,18; TT 1:4
Uma pessoa mais velha na fé que cuida de um mais novo, assumindo sua paternidade espiritual, onde através deste relacionamento pode-se dar sustentação ao novo convertido para desenvolver sua vida cristã.
É um relacionamento de amizade e amor, onde a base é o modelo de Jesus e os apóstolos com seus discípulos, assim como Jesus e os apóstolos cuidaram deve o discipulador cuidar e assim como os discípulos se comportaram deve também o discípulo se comportar.
Encontrando-se o maior numero de vezes por semana para se relacionarem e desenvolver esta amizade.
2- Didática de ensino: 2Pe 1:12; Fl 3:1; Rm 15:15.
O discípulo e o discipulador se encontrarão para poder receber ensino do seu discipulador (sugestão: uma vez por semana).
Este ensino será como no novo testamento, usando a catequese de repetição para que haja compreensão e fixação do ensino no coração do discípulo.
Lembrando que ficará fácil o discípulo aceitar esta forma de ensino, pois o mesmo tem um novo coração e este coração é como um coração de criança, simples.
3- Igreja nas casas: 1Cor 16:19; Rm 16:5; Fl 4:22; Cl 4:15
Deus nos deu um ambiente familiar para nos encontrarmos com nossos irmãos, temos um compromisso de uma vez por semana nos encontrarmos em uma reunião da igreja na casa onde o discipulador participa afim de desenvolvermos nosso serviço e sermos edificados mutuamente. Neste ambiente poderemos crescer numericamente sem contudo perdermos nossa afinidade familiar de amizade e amor.
4- Relacionamento uns com os outros: Ef 1:19; At 2:42-47
Passamos fazer parte da familia de Deus, nos tornamos irmãos uns dos outros, nosso pai celestial quer que sejamos amigos, que tenhamos relacionamento intenso uns com os outros, como era a igreja do novo testamento, estavam juntos todos os dias e tinham tudo em comum.
5- Encontrão: Hb 10:25; Jd 1:12
Este é o dia de encontrarmos todos da nossa familia; veremos os irmãos que no dia a dia não conseguimos manter relacionamento estreito.
Pois os compromissos com a proclamação do evangelho, com os irmãos da igreja na casa e com nosso discipulador, dificultam esta relação estreita com todos, mas, neste dia poderemos matar a saudades uns dos outros, conhecer novos irmãos e fazermos novas amizades com eles.
O apóstolo também diz que nosso encontro é dia de festa, dia onde celebraremos a vitória do Cordeiro de Deus nosso amado Jesus, onde poderemos aproveitar para expressar toda nossa admiração e amor ao Senhor.
E observemos a advertência do Senhor: não deixar nossa congregação.
E em todos os encontrões e reunião da igreja na casa temos a ceia do Senhor.
Temos três coisas importantes para praticar na vida cristã:
Na vida pessoal devemos alimentar nosso espírito todos os dias, assim como necessitamos de alimentação diária para termos saúde, também é com a vida espiritual
Gl 5: 16-17
Existe um segredo para não pecar: andar em espírito.
1- Orar Mt 6:6; Ef 6:18; Jd 1:20.
Orar é conversar com Deus, é um diálogo onde você fala e escuta, além do tempo especifico, você deve aprender a orar durante todo o tempo, falando com Deus em espírito, pedindo a Ele por todas as coisas e inclusive antes das refeições.
2- Ler a bíblia – 2Tm 3:16,17, Sl 1:2; 119:11,105, I Cor 2:9-12.
A bíblia se divide em duas partes: novo e velho testamento.
O velho é antes de Cristo o novo após a vinda de Jesus.
No novo testamento temos os evangelhos, atos dos apóstolos e as cartas apostólicas e apocalipse.
Os evangelhos falam sobre Jesus e seus feitos, atos fala da pratica dos apóstolos, ou seja, o que ele fizeram, e as cartas são correções e orientações para as igrejas que eles ajudavam e cuidavam, apocalipse fala do fim de todas as coisas.
Veja bem, a bíblia é um livro simples e fácil de entender, só que ela não se entende no intelecto, mas, sim no espírito e é só quando nascemos de novo que nosso espírito se torna apto para compreender as escrituras sagradas; ore a Deus, que Ele lhe abrirá o entendimento para compreender a sua palavra.
Devemos viver de acordo com o que está no novo testamento.
Começar a ler João, e as cartas. Por causa da simplicidade.
Depois ler Lucas e as cartas por causa da ordem cronológica.
Depois ler Mateus e as cartas.
Depois ler Marcos e as cartas.
3- JEJUM. Mt 6:16-18; Zc 8:9; Sl 35:13
Após convertermos todos devemos jejuar, o jejum faz que nós aumentemos nossa comunhão com DEUS, Jesus fala de uma recompensa vinda de Deus pelo fato de você jejuar.
teu Pai que te vê em secreto te recompensará.
Existem muita coisas que vencemos através do jejum. Procure jejuar uma vez por semana.
No amor do Senhor,
Edmar Gomes Ferreira.
amém!
o Senhor é bom demaais!
vamos ser fieis! fieis à um Deus que é justo, misericordioso e NUNCA desistiu de nós… apesar de nossas 1001 falhas!