Jr 49 – 50
Jr 50: 5 – “Perguntarão pelo caminho de Sião, de rostos voltados para lá, e dirão: Vinde, e unamo-nos ao Senhor, em aliança eterna que jamais será esquecida.”
“Mas o seu Redentor é forte, Senhor dos Exércitos é o seu nome; certamente, pleiteará a causa deles, para aquietar a terra e inquietar os moradores da Babilônia.” (Jr 50: 34)
“Eis que, como sobe o leãozinho da floresta jordânica contra o rebanho em pasto verde, assim, num momento, arrojá-la-ei dali e lá estabelecerei a quem eu escolher. Pois quem é semelhante a mim? Quem me pedirá contas? E quem é o pastor que me poderá resistir?” (Jr 50: 44)
Mesmo com todas as duras palavras que o Senhor falara por intermédio e Jeremias, Ele várias vezes falou como seu povo seria resgatado da Babilônia. Se Deus tivesse desistido do seu propósito por causa da iniqüidade do seu povo, que esperança teríamos? Nós demos vários motivos para que o Senhor desistisse de nós, mas Ele com sua infinita misericórdia nunca nos abandonou, sempre providenciou nosso resgate e, com o sacrifício de Cristo, nos justificou, pela sua vida nos santifica e nos glorificará na sua vinda.
Graças à esperança que Deus sempre teve, seu povo também pode viver esperançoso, pois sua promessa não falha, sua palavra é sempre verdadeira e confiamos na sua vinda. Deus providenciou o caminho da nossa salvação e só por Ele podemos ter esperança e alegria na eternidade.
AS INTENÇÕES DO CORAÇÃO
1. “Ai dos que escondem profundamente O SEU PROPÓSITO do Senhor” (Is 29.15).
2. “ENGANOSOS É O CORAÇÃO, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).
3. “..porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide de vossos interesses; pois todos eles BUSCAM O QUE É SEU PRÓPRIO, não o que é de Cristo Jesus” (Fp 2.20).
4. “Sobre tudo o que se deve guardar, GUARDA O TEU CORAÇÃO, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).
5. “No dia em que Deus, por meio de Jesus Cristo, julgar OS SEGREDOS DOS HOMENS” (Rm 2.16).
6. “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as cousas ocultas das trevas, MAS TAMBÉM MANIFESTARÁ OS DESÍGNIOS DOS CORAÇÕES; e então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus” (1Co 4.5).
7. “..serve-o DE CORAÇÃO ÍNTEGRO e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento” (1Cr 28.9).
8. “..porque de nada me argüi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, POIS QUEM ME JULGA É O SENHOR” (1Co 4.4).
9. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma espírito, juntas e medulas, e APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E PROPÓSITOS DO CORAÇÃO” (Hb 4.12).
10. “Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, e sob a luz do teu rosto os nossos pecados ocultos” (Sl 90.8).
11. “Sonda-me, ó Deus, e CONHECE O MEU CORAÇÃO; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).
12. “Como águas profundas são os PROPÓSITOS DO CORAÇÃO DO HOMEM, mas o homem de inteligência sabe descobri-los” (Pv 20.5).
13. Ezequias: (2Cr 29-32; 2Rs 18-20; Is 36-39). Comparar com Davi (Sl 132.2-5).
“Ó Jesus, manso e humilde de coração; livra-me, Jesus, do desejo de ser estimado… amado… exaltado… honrado… louvado… preferido a outros… consultado… aprovado, do medo de ser humilhado… repreendido… esquecido… ridicularizado… prejudicado… de ser alvo de suspeitas. E, Jesus, concede-me a graça de desejar que outros possam ser mais amados do que eu; mais estimados do que eu; que na opinião do mundo outros possam crescer e eu diminuir, ser escolhidos e eu posto de parte, ser louvados e eu passe despercebido, ser preferidos a mim em tudo; que outros possam tornar-se mais santos do que eu, contanto que eu me torne tão santo quanto devo ser.” (Autor desconhecido).
“O ego pecaminoso do homem precisa ser esmagado perante um Deus santo. E é justamente isso que a mensagem do Evangelho do Reino faz.
Antes de desejarmos as boas-novas a respeito de Jesus, precisamos aceitar as más novas sobre nós mesmos e a nossa natureza”.(Warren Wiersbe).
“Jesus nunca foi um pregador agradável. Pelo contrário, em alguns de suas mensagens os ouvintes desejavam era matá-lo. Sermões que adulam pecadores jamais produzem vida eterna”.