Jr 45 – 48
Jr 48: 10 – “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”
Que palavra forte! Esse versículo deve ser repetido, memorizado, catequizado, ensinado, temido, escrito pelos cantos da casa e deve gerar mudança em nós! Senhor, tenha misericórdia de nós! Sejamos sérios em proclamar, ler a palavra, orar, jejuar, louvar ao Senhor, falar das boas novas, edificar os irmãos, cuidar de vidas, orar em línguas, buscar os dons e os frutos do Espírito Santo, manifestar os dons e os frutos do Espírito Santo, fazer discípulos, honrar as autoridades, ser generosos, praticar a hospitalidade, praticar as boas obras e fazer tudo o que Jesus nos ensinou! Não existe discípulo mais ou menos! Ser discípulo de Jesus é ser sério e radical em cumprir todos os seus mandamentos!
A CONFIANÇA NOS ODRES
INTRODUÇÃO: Mateus 9.16-17
A sabedoria do homem, a confiança na carne é que produz odres velhos na igreja. As igrejas nas casas estão em moda: em todas as partes. É um sistema mágico, resolve todos os problemas. A estrutura produz rigidez. Temos que tê-la, mas o problema é confiar nela, achar que ela tem poder em si mesma. A natureza humana sempre busca um sistema. Queremos mudar o odre sem mudar o vinho. A mudança do odre não produz vinho novo. Temos que entender o que são princípios e o que é a prática destes princípios. A prática sempre irá decorrer dos princípios. O grupo caseiro é para a prática dos princípios. O ovo e a sua casca.
1. ERROS COMUNS DE ESTRUTURA E DE ESTRATÉGIA
A. PRESSA: Queremos formar logo igreja nas casas. Estabelecer uma estrutura achando que ela irá resolver pôr si só. Não podemos pular etapas.
B. FALTA DE EXEMPLO PASTORAL: Os pastores não estão desenvolvendo igrejas em suas casas, não são exemplos, não estão envolvidos.
C. LIDERANÇA DESQUALIFICADA: Pessoas que não foram treinadas fazendo. Não tiveram exemplo e nem são exemplo no serviço dos santos.
D. UMA NOVA REUNIÃOZINHA: Uma coisa é ter a visão outra é ter a experiência. Tudo o que está acima irá formar condutores de reunião e não líderes exemplos no serviço.
2. ERROS NA PRÁTICA DE PRINCÍPIOS BÁSICOS
A. EVANGELHO DO REINO: Falta o fluir do Evangelho do Reino, o reino não pode estar na nossa mente, mas tem que ser vivido. É necessário uma linha divisória entre o que é e o que não é. Temos que saber qual é o fruto que buscamos. O problema não está muitas vezes na pregação, mas sim na aplicação.
B. PERMISSIVIDADE: Falta disciplina na igreja, prega-se uma coisa e permite-se outra. Quando a igreja percebe isto há uma frouxidão nos princípios. Pregamos para que saibam e não para que vivam. A ênfase é no saber e não no fazer.
C. DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO: “Os filhos das trevas são mais sábios que os filhos da luz”. Ex. Escola. E nós? Temos um curriculum de ensino, ou vamos ensinando conforme sentimos. Temos uma seqüência, ou diversificamos, cada encontro é uma coisa diferente? Nesta área temos dois problemas:
1. Novidades Atos 17.21.
2. Intelectualismo 2 Coríntios 11.3 .
Ser discípulo de Jesus é ser sério e radical em reconhecer-se como totalmente incapaz e sujeitar-se inteiramente à obra da Cruz, ao clamor do Pai de que Jesus viva em mim! Ser discípulo de Jesus é deixar Jesus viver em seu lugar! Esta realidade é muito mais profunda e rica do que a realidade do Velho Testamento onde o mais importante era cumprir os mandamentos. Esta segunda era somente a sombra do viria. Na nova dispensação, Cristo Vive e pode viver em mim, cumprindo assim perfeitamente a vontade do Pai.
Por isso, ser semelhantes a Jesus representa de forma incompleta a essência da verdade. Posso desejar ser semelhante a qualquer personagem histórico cuja vida eu estude e conheça mais profundamente. Posso desejar ser semelhante ao apóstolo Paulo, ou semelhante a Lutero, mas Jesus não, Jesus não está na história simplesmente, está vivo, e posso (e devo) dar-Lhe todo o espaço para viver em mim!
Preciosa Graça!
Abração Erick e Pri! Amo vcs!
amém! não existe meio termo, não existe três reinos, existem dois; o reino de Deus e o de satanás!
Infelizmente umas das coisas que herdamos do primeiro Adão é o conformismo e a memice com isso nós não avançamos em comunhão com Deus. Paramos no que já temos, mas o Senhor tenha misericórdia de nós e busquemos sempre conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor