Ez 20 – 21
Ez 20: 43 – “Ali, vos lembrareis dos vossos caminhos e de todos os vossos feitos com que vos contaminastes e tereis nojo de vós mesmos, por todas as vossas iniqüidades que tendes cometido.”
Deus mostra várias vezes a Ezequiel a gravidade do pecado de Israel. No mundo de hoje o pecado tem crescido de forma discreta e assustadora de uma maneira que o homem se sinta cauterizado e já não se escandalize mais com ele.
De fato quando olhamos para os lados e vemos as coisas que se tem praticado (adultério, fornicação, ira, maledicência, dentre tantos outros pecados) é fácil achar que nosso pecado não é tão grave assim e até que somos boas pessoas. Mas se olhamos para Deus em toda sua santidade é impossível não ter nojo do pecado e não se escandalizar com os pecados denominados os mais pequenos pelo mundo.
Quanto maior a revelação de Crist, maior a contrição e maior o nojo do pecado. Então o discípulo passa a ter nojo de um filme que mostra a sensualidade de dois jovens solteiros, nojo ao ver uma manifestação de ira de um colega de trabalho e, principalmente, nojo de si mesmo, ao ver o quanto seus desígnios o afastam do Senhor. O Senhor se esquece dos nossos pecados quando nos arrependemos, mas nós não, para que aprendamos a exercer misericórdia com nosso próximo, assim como Deus fez conosco e para que não venhamos a repetir os mesmos erros. Sejamos santos!
Deus é Onipontente. Deus é soberano. Com apenas uma palavra ele podia destruir ou salvar os povos da terra. Quão grande é o nosso Deus!
Somos chamados a não tomar a forma desse mundo, não praticar aquilo que o mundo pratica e exagerar naquilo que o negligencia.
Quanto mais proximos de Deus mais distantes do mundo.
SINTOMAS DA QUEDA ESPIRITUAL
*** Não conseguir mais ler a bíblia porque está com sono, cansado, com dor de cabeça, não entende a palavra, falta tempo…);
*** Ter dificuldade de se concentrar na oração;
*** Não ter mais o coração quebrantado;
*** Encontrar motivos para faltar os encontros (por achar longe, estar cansado demais, não ter dinheiro de passagem…);
*** Ter dificuldade de concentração nas ministrações;
*** Achar os louvores maçantes, ultrapassados, ter os pensamentos vagando em outras coisas …;
*** Não querer mais buscar conselhos nas decisões;
*** Começar a ficar deslocado no meio dos irmãos. (Sair logo dos encontros, querer pouco relacionamento.),
*** Não suportas mais qualquer tipo de crítica ou correção (preocupar-se mais com a auto imagem, Mt. 10:25);
*** Não enxergar mais os seus erros, ou não dar o devido peso a eles;
*** Começar e enxergar mais os erros dos irmãos do que as virtudes;
*** Procurar culpados para os seus erros ou justificar-se nos erros dos outros;
*** Questionar o ensino, a doutrina e a prática da igreja.
*** Reativar pecados vencidos do velho homem;
*** Começar a achar mais amigos no mundo do que amigos no meio dos irmãos;
*** Passar a dizer com muita frequência a frase “não tem nada a ver”, nas músicas, na televisão, nas roupas, nos conceitos do mundo, nos princípios de santidade, no negar-se a si mesmo, no perder a vida, no sofrer o dano, no perdoar … etc…
*** Não conseguir mais proclamar Jesus por não ter mais fervor, carga e unção.
A APOSTASIA DOS ÚLTIMOS TEMPOS ESTÁ BEM PERTO DE NÓS, PSSSOAS SAINDO E ENVIANDO COMENTÁRIOS REBELDES, CUIDADO COM OS LOBOS, BEIJOS OSIAS
Quanto mais revelação de Cristo, mais nojo temos do pecado e das coisas que desagradam a Deus. Quanto mais conhecemos a Cristo, mais desejo de agradá-lo e fazer tudo para satisfazer seu propósito.