At 21 – 22
At 21: 4 – “Encontrando os discípulos, permanecemos lá durante sete dias; e eles, movidos pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém.”
Uma das características que mais me chamam atenção na igreja de Atos era a atuação do Espírito Santo. Com uma procura rápida eu chequei que “Espírito Santo” aparecem 47 vezes no livro de Atos, sem contar quando Ele é referido como “Espírito” como no versículo de Atos 21: 4. Percebe-se que a igreja aproveitou muito bem do Consolador que Cristo disse que viria e se manifestaria no seu povo. Em Atos 21: 4 me chama atenção que os discípulos, movidos pelo Espírito Santo aconselharam Paulo, um apóstolo. Fica claro que a atuação do Espírito Santo não era restrita aos que exerciam cargos de liderança, mas todos na igreja tinham o Espírito Santo e entendiam sua função de cooperar e edificar até mesmo com quem é autoridade na igreja.
E este Espírito Santo mencionado em Atos, é o mesmo desde o princípio, é hoje e será amanhã, o Senhor é fiel e imutável nas Suas Verdades.
Paulo no capítulo 22 lançou a sua defesa baseada em uma experiência sua. Ele realmente teve um encontro real e pessoal com Jesus ao ponto de poder ser testemunha para outros.
Se o homem tentar entender ou conhecer a Deus pela sua razão ficará fracassado, pois entender e conhecer a Deus só é possível através de uma experiência sobrenatural.
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes” (1 Co 1.27)
CRISTO VIVE EM NÓS PELO ESPÍRITO SANTO E NOS CAPACITA A SERMOS COMO JESUS!