At 23 – 25
At 23: 11 – “Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se de lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.”
Paulo é preso em Jerusalém e começa uma jornada em que teve que passar por muitas cidades dando sua defesa diversas vezes até chegar em Roma, como o Senhor o avisara. Deus permitiu que isso acontecesse ao ver em Paulo um homem que não tinha outro desejo senão o de agradar a Deus, o Senhor podia contar com ele. Deus então faz com que Paulo passe de Jerusalém por Cesaréia, Sidom, Lícia, Cnido, Bons Portos, Malta, Siracusa, Régio, Putéoli e Roma. Nesse viagem cheia de experiências com Deus e chegando em Roma afim de cumprir mais uma missão que o Senhor o confiara.
Temos que honrar este privilégio de sermos aqueles em que o Senhor confia uma missão, fazer com zelo e amor, sabendo que isto O agrada !
At 23.5: “E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.”
Paulo sabia que tinha que se respeitar as autoridades eclesiásticas, por mais que essas autoridades estivesse julgando ele injustamente. Paulo reconhecia a soberania de Deus sobre as autoridades assim como Davi tinha poupado a vida de Saul várias vezes por se tratar ele de um ungido de Deus.
Inúteis mas sempre disponíveis!