II Co 9 – 13

II Co 12: 10 – “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Paulo entendeu bem isso quando pediu a Deus que o livrasse do que ele chamava “espinho na carne” e Deus respondeu: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.”. Então Paulo diz: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.”.

O motivo de Paulo sentir prazer nas fraquezas da carne é porque ele entendia que aquilo tudo cooperaria para o propósito de Deus, pois onde a carne se enfraquece, o espírito se fortalece. Paulo não estava preocupado em ser forte na carne, pois da carne que sai toda a maldade, idolatria, prostituição, lascívia, desejo maligno, etc. Mas o homem espiritual vive pleno dos frutos e dos dons do Espírito Santo. As fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias enfraquecem a carne, mas nesse momento é que o espírito se fortalece e nosso caráter pode ser tratado e moldado à imagem de Cristo em nós. A graça de Deus basta, Jesus é suficiente, se Ele é nosso Senhor, não precisamos de mais nada (Salmos 23: 1).