BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO
Muitos dizem que blasfemar contra o Espirito Santo seria o suicídio, o homicídio e até o adultério.
A questão não é um ato em si mas é uma questão de incredulidade ao extremo.
Quando a palavra diz que não haverá perdão, não é que Deus não possa perdoar nesta situação, mas a pessoa que vê o poder de Deus claramente manifesto, e não crê, chegando a atribuir o feito a Belzebu, encontra-se em uma dureza de coração tão grande que jamais receberia pra si o perdão.
Temos que ler todo o contexto de Mateus 12 conferindo também o mesmo texto em Marcos e Lucas.
Jesus na realidade falou daqueles incrédulos assim: Quanta incredulidade, quanta dureza de coraçao, estes jamais alcançarão o perdão.
Quem não tem coração para buscá-lo, jamais poderá ser perdoado.
Uma coisa é não crer em Deus (A Fonte) ou não crer que Jesus (A Expressão) é Deus, outra coisa é desprezar o Espírito Santo (A Transmissão) depois de tê-Lo experimentado.
“Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios” (Mateus 12:22-24).
“Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino? E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa” (Mateus 12:25-29).
“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir” (Mateus 12:30-32).
“Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mateus 12:33-37).
Hb 6: 4-6
4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.