Gn 19 – 20

Gn 19: 26 – “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.”

Quando os anjos do Senhor chegaram a Ló ele já os reconheceu. Eles não vinham trazer boas notícias. O pecado havia se agravado de tal forma em Sodoma e Gomorra que Deus anunciara a destruição daquelas cidades. Ló no momento que foi avisado separa sua família e ainda tenta convencer seus genros sem nenhum sucesso. Então eles deixam tudo para trás, o lar deles estava sendo abandonado por eles crêem que a destruição anunciada pelos anjos estava prestes a acontecer.

A mulher de Ló talvez tenha desconfiado e lamentado tudo que estava deixando pra trás. Ela então resolve olhar pra trás, desobedecendo a ordem clara dos anjos (Gn 19:17). Talvez ela duvidasse que a destruição realmente aconteceria ou quem sabe queria apenas apreciar uma última vez sua casa ou poderia apenas estar curiosa para ver o espetáculo. De qualquer forma ela desobedeceu e deixou de observar um princípio claro do Senhor da importância de se manter um propósito firme. Existe um alvo a ser seguido:

“Até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Ef 4:13)

Para seguir esse alvo de ser semelhantes a Jesus, não há espaço para olhar pra trás. Nem mesmo ocupar com pensamentos as cobiças do velho homem. O pecado foi deixado pra trás e agora importa que a igreja se santifique olhando firmemente para o alvo, sem jamais se desviar para esquerda ou para direita, mas contemplando constantemente e incessantemente a beleza e majestade de Cristo Jesus, o salvador.