Gn 24 – 25
Gn 25: 34 – “Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilha; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.”
Esaú estava vindo do campo provavelmente voltando de mais uma caça e estava exausto quando ele sente aquele cheirinho do cozinhado de seu irmão, aquele prato de lentilhas valia mais que qualquer outra coisa naquele momento. Jacó ao perceber o desespero de seu irmão mais velho disse que só daria aquele alimento a Esaú em troca do direito de primogenitura. Ele então não titubeou e desprezou seu direito de primogenitura. Quão grave conseqüência essa atitude lhe trouxe, abriu mão de toda sua herança garantida por direito.
Hoje, por causa de Cristo, é possível se tornar herdeiros da promessa (Romanos 8:17), filhos de Deus. Mas quantas vezes as pessoas desprezam isso. Ora, se Esaú desprezou por um prato de lentilhas, algumas pessoas desprezam em troca de sexo, dinheiro, fama, e toda manifestação de exaltação do eu. O homem para ter a glória para si é capaz de desprezar o fato de Jesus ter morrido pelos seus pecados.
Os discílpulos de Jesus devem ter um coração como o de Abraão que conhecia bem o desejo de Deus em guardar o seu povo, por isso fez questão de que a esposa de seu filho fosse de sua parentela, recusando até mesmo o povo com quem ele habitava. É importante entender que a igreja é o povo santo de Deus, não é possível abrir exceções ou baixar o padrão: só faz parte da raça eleita de Deus aquele que é crucificado com Cristo através do batismo e desenvolve sua salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12). O servo de Abraão é então enviado a terra de sua parentela e escolhe Rebeca, divinamente instruído, por esposa de Isaque. Ela que tinha recém conhecido o servo de Abraão prontamente se dispôs a ir, mesmo quando argüida por sua mãe se não gostaria de ficar mais alguns dias, pois sabia que aquela era a vontade de Deus.
Abraão representa Deus, Isaque representa Jesus, o servo representa o Espirito Santo e Rebeca representa a igreja. O velho testamento eh o novo escondido e o novo testamento eh o velho revelado.
nao trocar o direito de primogenitura pelo prato de lentilha é entender a grandiosidade das coisas que vem do alto , incomparavelmente perfeitas!
aleluia por essa revelação e palavra!!!
Grande é o Senhor e digno de ser adorado e exaltado!
COMO NO PASSADO, VEMOS NOS DIAS DE HOJE As MESMAs SITUAÇÕES, MUITAS VEZES SOMOS CONFRONTADOS COM OPORTUNIDADES QUE PODEMOS ATÉ NOS DÁ BEM, MAS QUE VÃO NOS DEIXAR BEM LONGE DE DEUS.