Nm 1 – 2

Nm 1: 2 “Levantai o censo de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contanto todos os homens, nominalmente, cabeça por cabeça.”

Bem que Deus havia dito a Abraão, Isaque e Jacó que a descendência deles seria como a areia do mar e como as estrelas do céu. O censo foi feito dois anos após a saída do povo do Egito que ficara 430 anos ali e, antes disso eram os doze filhos de Jacó. Passados 432 anos os doze haviam se multiplicado de tal forma que o censo mostrava que haviam 603.550 homens com mais de 20 anos, provavelmente o total incluindo mulheres e crianças passava um milhão de pessoas, talvez chegasse a 2 milhões.

Da mesma forma que só precisou José chegar ao Egito que em pouco tempo os hebreus eram maioria naquela terra, assim acontecia no deserto. Deus estava com eles, mantinha sua aliança e os abençoava. Hoje nós somos o povo de Deus, sua igreja, sua noiva. Quando andamos firmes na aliança que temos com Ele, o Senhor continua acrescentando vidas. Deus deseja ver sua igreja frutificando, vidas se convertendo. A benção dEle sobre o povo naquela época continua sob a igreja hoje. Basta permanecermos no seu caminho e guardar seus estatutos.