Nm 22 – 24
Nm 22: 18 – “Respondeu-lhe Balaão aos oficiais de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do Senhor, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande.”
Balaão não só esperou ouvir uma direção de Deus para dar uma resposta para os mensageiros de Balaque (assim como Moisés havia feito em Números 9: 8), como manteve firme seu propósito de obedecer à ordem de Deus. Isso é fruto de um coração que teme e conhece o Senhor, pois ele tinha revelação que toda riqueza não poderia comprar sua obediência ao Pai. Um discípulo deve ter suas prioridades muito bem definidas e jamais titubear diante de uma situação em que sua fé é questionada. O Senhor é o único Deus e Ele é vem sempre em primeiro lugar.
Na insistência de Balaque, Balaão resolve ir, mas é avisado por Deus que só deveria falar aquilo que Ele colocasse na sua boca (tanto que Balaão contraria a vontade de Balaque ao abençoar Israel três vezes). Mas é interessante o que acontece depois:
“Então, o Anjo do Senhor passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda.” (Nm 22: 26)
Como Deus é cuidadoso! Que vivamos sempre nessa situação em que o Senhor colocou Balaão, onde ele não podia desviar nem para a direita, nem para esquerda, ele estava encurralado, então seus olhos se abriram e Deus pode falar com ele. Que vivamos no caminho apertado e estreito (Mateus 7: 13 – 14), sem alternativas, mas com um único alvo: Jesus, aquele por quem decidimos firmemente viver!
5 Quão formosas são as tuas tendas, ó Jacó, as tuas moradas, ó Israel!
…
9 Encurvou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.
Assim Deus vê o Seu povo!!!
Vemos nestes textos o caráter de nosso Deus. Justo, santo, rigoroso, zeloso, cuidadoso, amoroso!
Façamos a nossa parte. Não nos desviemos, nem para esquerda, nem para a direita. E o nosso Deus esmagará os que se levantam contra o Seu povo!
muito legal mesmo a atitude de Balaao diante de Balaque,
de obedecer primeiro a Deus, sem atentar para o preço que aquilo o custaria!
Jesus esta voltando para uma noiva pura e santa, uma igreja gloriosa, sem mancha nem ruga, porém santa e sem defeito. Como um discípulo preciso viver a vida de Cristo radicalmente, sem abaixar o padrão e sem abrir concessão. Preciso ser luz em todo o tempo.
Balaão não teve medo de desagradar Balaque por amor a Deus, o único medo dele era desagradar ao Senhor! Podemos desagradar a tudo e a todos, menos a Deus!!
pois ele tinha seus olhos voltados para Deus, ele sabia que não a nada, melhor que fazer sua vontade…
balaão tinha seus olhos voltados para Deus, ele sabia que não a nada, melhor que fazer sua vontade…
temos que ter esse sentimanto.
Com isso vemos que temos que fazer só o que Deus nos ordenou.
E que não temos o direito de acrescentar nada por que Deus é sábio o bastante Para saber o que é melhor para nossa vida.
E que principalmente temos que ter calma e esperar o tempo do Senhor e deixar que ele faça por nós “sabemos que não é o mesmo tempo que o nosso”
Nunca,nunca negar o nosso Deus,nosso criador,amigo e pai.
deute:8
jesus exorta o povo lembrando das maravilhas que ele tinha feito eo povo mesmo assim continuava com coração duro, porque queriam tudo conforme o jeito deles e se não fosse, murmuravam.
assim é o povo hoje continuam murmurando portudo.