Nm 19 – 21
Nm 20: 12 – “Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.”
O povo teve sede e mais uma vez murmurou contra Moisés, Arão e contra Deus. Mais uma vez Moisés e Arão clamam pelo povo e mais uma vez Deus atende. Como Deus é bom e misericordioso, Ele sempre está pronto para perdoar e se reconciliar com seu povo.
Mas nesse momento Deus dá uma ordem clara a Moisés para falar a rocha para que dela saísse água. Moisés, porém, fere a rocha com seu bordão duas vezes e desagrada o coração de Deus de tal forma que Arão e ele ouvem do Senhor que não entrariam mais na terra prometida.
Deus conta com nossa disposição para levantar líderes que sirvam na sua obra com zelo. Mas quanto maior a autoridade, maior a responsabilidade, pois como profetas somos os responsáveis em ser por Deus aqui na Terra (basta lembrar de quando Deus falou com Moisés através da sarça ardente em Êxodo 4: 16). É para temermos desagradar o coração de Deus, afinal a intimidade com o Senhor é para aqueles que O temem (Sl 25: 14). Mas não podemos fugir da responsabilidade, afinal é uma honra trabalhar em parceria com o Deus criador do universo. Sim, Ele nos recebe como filhos e nos dá a honra de ser seu povo. Sejamos diligentes no serviço do Senhor!
A autoridade vem de baixo para cima, em outras palavras eu escolhi me submeter e jamais vou exercer autoridade sobre alguém que não quer se submeter, não posso ser um tirano, obrigando alguém a se submeter a mim. Não se pode edificar quem não se sumete. Toda autoridade eh delegada por Deus, soh posso recusar-me a obedecer algo contrário a Palavra de Deus. Submisso eh obediência inteligente, a referencia eh sempre a Biblia.
um coração submisso agrada ao Senhor!
No livro de Números a todo momento Deus comenta que quando alguém peca automaticamente se torna imundo perante Deus e aquilo que ele toca também estará imundo. No versículo Nm 19:20 o Senhor vai mais além afirmando que aquele que não se purifica do pecado contamina o santuário, afinal o povo de Israel é uma família. Assim somos nós um corpo onde o Cabeça é Cristo, se um peca ou está mal todos estão.Por isso vamos vigiar e nos santificar a cada dia.